Saiba quem são os jogadores com mais pontos, com a camisola de Angola, em Campeonatos do Mundo de Basquetebol

Saiba quem são os jogadores com mais pontos, com a camisola de Angola, em Campeonatos do Mundo de Basquetebol

- EmBasquetebol, Mundial
0
@J.FrSebastião

Joaquim Gomes “Kikas” é sem sombras de dúvidas um ícone do basquetebol nacional e quando o assunto é o Campeonato do Mundo de basquetebol, não é diferente. Com 265 pontos marcados em quatro mundiais (Estados Unidos 2002, Japão 2006, Turquia 2010 e Espanha 2014), “Kikas” é o melhor e o maior cestinha de sempre da selecção nacional sénior masculina de basquetebol.

Para conseguir este enorme feito, ultrapassando a grande estrela angolana Jean Jacques da Conceição, considerado para muitos angolanos como o maior basquetebolista angolano de todos os tempos e uma das grandes referências da modalidade em África, com 260 pontos, Kikas teve de chegar ao seu quarto Mundial, enquanto que Jacques só esteve presente em três Mundiais (Espanha 1986, Argentina 1990 e Canadá 1994).

MAISAngola fica com o 5º lugar no Afrobasket 2019 sénior feminino

Com um total de 23 jogos, Kikas alcançou médias de 14,4 pontos por jogo, enquanto Jean Jaques esteve presente em 18 jogos, com médias de 14,4 pontos por jogo. Aníbal Moreira, uma das estrelas maiores do basquetebol nacional e outro dos capitães do “cinco” nacional na década de 90, é o 3° maior anotador de pontos em Campeonatos do Mundo, com 213 pontos convertidos em 21 jogos o que dá uma média de 10,1 pontos por jogo.

O “General” Miguel Lutonda, outro dos jogadores ícones do basquetebol nacional, é o quarto melhor cestinha da selecção, com os mesmos 213 pontos que Aníbal Moreira.

MAIS:Eduardo Mingas é destaque no FIBA Basketball

O “top” cinco é preenchido pelo poste Eduardo Mingas, com 184 pontos. De realçar que Mingas, atleta de 1,98 metros, vai fazer história neste Campeonato do Mundo pois será o quinto Mundial da carreira. Em média, nas 21 partidas que fez, Mingas regista 8,7 pontos convertidos.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.