Senegal e Mali no trajecto de Angola rumo os Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Senegal e Mali no trajecto de Angola rumo os Jogos Olímpicos Tóquio 2020

- EmBasquetebol
0

Realizou-se ontem em Dakar (Senegal) o sorteio para a pré-eliminatória de acesso ao Torneio de Qualificação aos Jogos Olímpicos 2020.

A cerimónia contou com a presença do vice-presidente da FIBA, Hamane Niang, do recém-eleito presidente da FIBA África, Anibal Manave, do diretor regional da FIBA África, Alphonse Bile, dos membros do Conselho Central da FIBA África e das Federações Nacionais.

As seis melhores classificadas do AfroBasket feminino disputarão este torneio e foram divididas em dois grupos. São eles:

Grupo A: Nigéria, Moçambique, República Democrática do Congo

Grupo B: Senegal, Mali, Angola

Os jogos acontecerão de 14 à 17 de novembro em um país ainda por indicar. As equipas jogarão no formato todos contra todos em seus grupos específicos. As duas melhores classificadas passam para as semi-finais, onde o vencedor do Grupo A jogará contra o segundo do Grupo B, enquanto o vencedor do Grupo B terá pela frente o segundo colocado do Grupo A.

Os dois vencedores das semi-finais não precisam disputar uma final, pois ambas avançarão automaticamente para o Torneio de Qualificação para os Jogos Olímpicos, onde 16 selecções serão divididas em quatro grupos, em fevereiro de 2020. As três melhores equipas de cada um dos grupos se qualificará para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A pré-qualificação para os Jogos de Tóquio faz parte do novo sistema de qualificação da FIBA, que também muda o processo de qualificação para o próximo Campeonato do Mundo de Basquetebol Feminino. Antes desse formato, a vencedora do AfroBasket Feminino se classificava automaticamente para os Jogos Olímpicos de verão.

Tanto a actual campeã olímpica EUA quanto a anfitriã Japão participarão das novas eliminatórias pré-olímpicas.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.