Em uma noite de basquete intenso e emoções à flor da pele, o Petro de Luanda e o Al Ittihad protagonizaram um verdadeiro clássico nas semifinais da Basketball Africa League (BAL) 2025. O campeão em título contra a única equipa invicta nesta edição da BAL.

Como foi o jogo?
1º Quarto
A diferença de alturas entre as duas equipas começou a ficar evidente logo no início do jogo, a equipa egípcia aproveitava para atacar o cesto, sabendo que o Petro teria de parar os seus jogadores em falta ou permitir que marcassem. O treinador egípcio aproveitou a ausência de Yanick Moreira do cinco inicial ( que saiu do último jogo com problemas físicos).
O Petro respondia com uma das suas armas, a velocidade, aproveitando que tinha Dundão, Mendonza, Cleusio e Glofate no cinco inicial.
Faltando 6 minutos e 20 segundos para finalizar o primeiro quarto, Yanick Moreira teve de entrar para o lugar de Cleusio Castro que cometeu a segunda falta. Com uma defesa pressionante, o Petro conseguiu limitar as investidas do Al Ittihad e, no lado ofensivo, Patrick Gardner acertou dois triplos e Kendrick Ray acertou mais um, que garantiu uma vantagem de 3 pontos ao Petro no final do 1º quarto. Fim do primeiro quarto: [Al Ittihad 22 x 25 Petro de Luanda]
2º Quarto
Com os postes com duas faltas (Yanick e Cleusio) o Petro teve de defender com cautela as torres egípcias. Cleusio voltou a quadra e ao lado de Gakou batalharam para que a vantagem conseguida no primeiro quarto não fosse reduzida. Samkelo Cele a jogar diante do seu público, decidiu assumir as despesas do jogo, com penetrações que desconcertaram a defesa do Al Ittihad e uma defesa de alto nível. Para causar mais problemas ainda a defesa dos egípcios, Aboubacar Gakou e Kendrick Ray acertaram 2 triplos em menos de 2 minutos, obrigando o treinador da equipa egípcia a pedir um desconto de tempo. 4Com a nova estratégia definida, o Al Ittihad conseguiu deixar o Petro sem marcar em 3 posses consecutivas, reduzindo a vantagem do Petro para 5 pontos (o Petro chegou a estar a 11 de vantagem). Fim do segundo quarto: [Al Ittihad 40 x 45 Petro de Luanda]
3º Quarto
Chide Dundão entrou para a segunda parte com a lição estudada: manter o controle da bola e pressionar bastante os bases da equipa adversária. A intensidade defensiva do Petro incomodava a equipa egípcia.
A nível do ataque, Kendrick Ray apareceu e começou a aterrorizar a defesa egípcia, finalizando o terceiro quarto com 15 pontos. Faltando 4 minutos para o final do período, o Petro teve bastantes dificuldades para marcar e permitiu que o Al ittihad reduzisse a vantagem que antes era de 19 para 15 pontos. Fim do terceiro quarto: [Al Ittihad 52 x 67 Petro de Luanda]
4º Quarto
Quarto decisivo, foi hora de Rigoberto Mendoza aparecer, marcando em duas jogadas consecutivas. Os jogadores do Al Ittihad sabiam que era hora de apostar todas as fichas e aumentaram a intensidade defensiva. O Petro apostava no jogo exterior, mas as bolas não caiam no cesto. O treinador Sergio Moreno mexeu na equipa e mandou para a quadra o “atirador” Kendrick Ray, que na primeira posse marcou um triplo. Solo Diabaté mostrou a sua experiência nesse quarto decisivo, controlando a posse de bola e marcando pontos importantes. Com 2 minutos e 29 segundos, Diabaté roubou a bola e fez uma assistência para Gakou que, com um afundanço, desmoralizou mais a equipa egípcia, aumentando a vantagem para 22 pontos. Estava definido o vencedor, a equipa do Al Ittihad não tinha força física nem mental para lutar pelo resultado. Petro de Luanda na final da BAL 2025.
Resultado final: [Al Ittihad 74 x 96 Petro de Luanda]
Destaques da partida:
Pela equipa do Petro de Luanda destacou-se Kendrick Ray com 21 pontos, 6 em 8 da linha dos 3 pontos, 3 ressaltos e 4 assistências.
Pela equipa do Al Ittihad o destaque vai pra Lual Acuil com16 pontos, 6 ressaltos e 7 assistências.