No penúltimo dia de competição, a Basketball Africa League (BAL) 2025 reservava ainda um último acto de grande intensidade antes da final: a disputa pelo terceiro lugar entre o APR do Ruanda e Al Ittihad do Egitpo. Após quedas duras nas semifinais, ambas as equipes entraram em quadra não apenas em busca do bronze, mas também para provar que merecem o seu lugar entre os melhores clubes do continente.

Como foi a disputa para o 3º lugar da BAL 2025?
1º Quarto
O jogo começou com elevada intensidade por parte da equipa do Ruanda, que marcou dois triplos seguidos, e não deixou a equipa egípcia concretizar um lançamento, 11 pontos de diferença em 2 minutos de partida. O treinador do Al Ittihad foi obrigado a pedir um desconto de tempo, via-se que a equipa não estava concentrada. Apesar do desconto de tempo, o APR não tirou o pé do acelerador, Chasson Randle assumiu as despesas do jogo no 1ºquarto, marcando 3 triplos e iniciando um vendaval de lançamentos exteriores por parte da equipa do Ruanda (7 convertidos em 10 tentados), o que levou a uma vantagem de 21 pontos com menos de 2 minutos para se jogar no quarto inicial. Nem a lesão do base principal do APR, Obadiah Noel, impediu que a equipa ruandesa
Resultado ao fim do 1º quarto: [Al Ittihad 19 x 38 APR]
2º Quarto
Para mostrar que não tinha perdido a pontaria, a equipa do APR começou o segundo quarto com mais 3 triplos, para desestabilizar ainda mais a equipa do Al Ittihad. Ainda assim, o base Ibrahim Mohamed tentava deixar a equipa do Egipto dentro do jogo, mas sempre que o Al Ittihad marcava dois pontos, o APR respondia com um triplo para aumentar ainda mais a diferença no marcador.
A equipa Ruandesa marcou impressionantes 17 lançamentos dos 3 pontos na primeira parte, com uma eficácia de 68%. Um número histórico, lembrando que o recorde de triplos convertidos por uma equipa na BAL era de 20. A equipa do Ruanda conseguiu marcar 17 triplos em apenas 2 quartos.
Resultado ao fim do 2º quarto: [Al Ittihad 34 x 74 APR]
3º Quarto
O Al Ittihad voltou para lutar pela sua honra e desde os primeiros momentos tentou os lançamentos de longa distância para reduzir a vantagem adversária. O APR combinava entre as tentativas de jogo exterior e um forte posicionamento debaixo do garrafão de Ndoye, que mesmo na ausência de Nuni Omot, conseguia dominar os postes adversários.
O Al Ittihad ajustou a sua defesa, não deixando o APR marcar pontos fáceis, como resultado a vantagem foi reduzida para 33 pontos com 4:52 para finalizar o terceiro quarto. Depois de uma primeira parte impecável na linha dos 3 pontos, a equipa do Ruanda conseguiu marcar apenas um triplo no 3º quarto. Ainda assim, foi uma prestação que permitiu ao APR ter 35 pontos de vantagem, dando conforto para aguentar os 10 minutos finais e ficar com o prémio do 3º lugar.
Resultado ao fim do 3º quarto: [Al Ittihad 56 x 91 APR]
4º Quarto
A expectativa no último quarto era para ver se a equipa egípcia conseguia um autêntico milagre, eliminando uma diferença de 35 pontos em 10 minutos, mas a equipa ruandesa veio com a missão bem estudada e circulava a bola durante 20 segundos para depois atacar a cesta, conseguindo os pontos ou falta.
Com menos de 5 minutos para acabar o jogo, o APR bateu o recorde de triplos marcados numa só partida na BAL: 21 triplos. Uma marca histórica para a equipa ruandesa, que ultrapassava assim os 20 triplos que o Petro de Luanda marcou em 2021. A partida estava decidida, o Al Ittihad continuou a pressionar apenas para reduzir a diferença, enquanto o APR tentava triplos e mais triplos, decididos a bater mais um recorde: maior número de pontos marcados por uma equipa na BAL (115), o que acabou por acontecer a menos de 3 minutos do fim, quando o APR marcou o ponto nº 117.
Outro recorde batido no dia, foi o de mais pontos marcados numa só partida, 213 pontos. Um jogo histórico na BAL.
Resultado final: [Al Ittihad 90 x 123 APR]
Destaque da partida:
Axel Mpoyo teve uma partida incrivel, marcando 8 triplos em menos de 5 minutos na primeira parte. O jogador ruandês terminou a partida com 32 pontos, sendo que esteve em quadra apenas 9 minutos!