O impacto das mudanças no uso da mídia da chamada “Geração Z” na Bundesliga

O impacto das mudanças no uso da mídia da chamada “Geração Z” na Bundesliga

- EmFutebol
0

Um estudo feito pela Escola de Administração WHU-Otto Beisheim (WHU) para a DFL Deutsche Fußball Liga (Liga de Futebol Alemã) chegou a uma conclusão interessante: a chamada “Geração Z” (pessoas nascidas entre 1997 e 2009) aprecia conteúdo de alta qualidade e está mais disposto a pagar por isso do que as gerações mais velhas.

“A Geração Z sabe que o conteúdo digital tem o seu valor. Este contra-movimento para a mentalidade “freemium” é uma mensagem importante para todas as empresas de mídia”, diz Christian Seifert, CEO da DFL, em resposta ao relatório. Os resultados correspondem a pesquisas de renomadas empresas como TNS e Deloitte, que mostram que a aceitação do conteúdo pago online está a aumentar ano após ano.

No entanto, a Geração Z também tem suas próprias preferências, especialmente no contexto das transmissões da Bundesliga, que foram o foco do estudo. A lista de prioridades é encabeçada pelo desejo de formatos de mídia mais curtos e mais divertidos. De acordo com o estudo, crianças de 10 a 22 anos são menos propensas do que as gerações mais velhas a assistir a um jogo de futebol inteiro – eles por norma usam uma segunda tela enquanto assistem aos jogos. Isso está associado a um desejo por conteúdo personalizado – os resumos dos jogos devem ser adaptados a interesses individuais, por exemplo, com foco em jogadores de uma certa nacionalidade ou nas defesas dos guarda-redes.

O “Future Study Bundesliga Consumption” também descobriu que a televisão continua a ser um meio importante para a Geração Z – 80% assiste os jogos da Bundesliga em um aparelho de TV. Ao mesmo tempo, o consumo via computadores e smartphones tem estado a aumentar nessa faixa etária. A importância da disponibilidade móvel de todo o conteúdo está, portanto, a aumentar. Além disso, o uso de dois dispositivos em paralelo está se tornando mais comum. Este consumo da segunda tela é usado principalmente para obter dados de jogos e informações adicionais sobre os jogos da Bundesliga. Uma tendência futura de mudança no uso da mídia é indicada pelo fato de que a proporção da Geração Z que consideraria assistir a um jogo de futebol via realidade virtual já é alta, com 38%.

O Prof. Sascha L. Schmidt, Director do Centro de Desportos e Gestão da WHU e chefe do estudo, resume: “Os números mais recentes mostram que a Geração Z está muito interessada no que está a acontecer na Bundesliga. Com quatro horas e meia, é a faixa etária com o maior consumo médio da Bundesliga por jornada. Ao mesmo tempo, há novas tendências no uso de mídia que resultarão em mudanças nos formatos de transmissão e na criação de conteúdo adicional”.

Baixe aqui o relatório completo

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.