Após o adiamento inicial, o combate entre Mike Tyson e Roy Jones Jr. terá finalmente lugar na madrugada de 29 de Novembro, às 3:00 GMT+1 (Hora de Luanda). As regras para o confronto foram finalmente tornadas claras.
Embora o encontro entre essas duas lendas tenha criado uma ansiedade enorme entre os fãs de boxe, não será um combate “normal”, devido às várias mudanças nas regras.
Com ambos os lutadores com mais de 50 anos de idade, a Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC) colocou um conjunto de regras sobre o combate, incluindo que este será realizado com apenas oito rounds de dois minutos.
Os dois antigos campeões não aceitaram a opção de usar protecções de cabeça, pelo que o CSAC declarou que um tempo total de luta de 16 minutos deve ser respeitado, tendo em conta a sua idade. Os lutadores usarão luvas de 12 onças, com objectivo de minimizar os danos causados. O director executivo do CSAC, Andy Foster, disse que pararão o combate caso apareça um corte em qualquer um dos lutadores e não haverá vencedor por knock out (o que está a deixar os fãs intrigados).
No entanto, o Triller – o canal de comunicação social que está a promover a luta – emitiu uma declaração insistindo que os KOs são permitidos.
O CSAC também não terá juízes presentes, mas o WBC (The World Boxing Council) terá Christy Martin, Vinny Pazienza, e Chad Dawson a pontuar o combate. Este trio de ex-campeões do WBC decidirá o vencedor remotamente.
Um cinturão especial ‘Frontline Battle Belt‘ com a inscrição ‘Black Lives Matter‘ será entregue ao vencedor, mas o resultado não ficará no registo profissional de nenhum dos dois.
Resumo das regras:
- Foi classificado como um combate de exibição;
- Terá 8 rounds, com a duração de dois minutos cada;
- Os pugilistas não serão obrigados a usar protectores de cabeça;
- Usarão luvas de 12 onças;
- Se algum dos pugilistas sofrer corte profundo, o combate termina;
- Três juízes avaliarão o combate remotamente, de forma não-oficial;
- O vencedor será anunciado e receberá um cinturão especial;
- O resultado não contará para o historial profissional de ambos os pugilistas.
Curiosidades:
Uma das lutas de “aquecimento” (undercard) deste evento será entre o Youtuber Jack Paul e a ex-estrela da NBA Nate Robinson, um combate que está a deixar muitos fãs bastante curiosos para ver como se sairá um atleta de basquetebol numa modalidade tão diferente como o boxe.
Outros combates:
- Badou Jack vs. Blake McKernan | pesos pesados
- Hasim Rahman Jr vs. Rashad Coulter | cruiserweight
- Jamaine Ortiz vs. Nahir Albright | pesos leves
- Irvin Gonzalez Jr. vs. Edward Vasquez | pesos pluma
- Juiseppe Cusumano vs. Nick Jones | pesos pesados
Parte do dinheiro arrecadado com o evento, será doado a instituições de caridade que lutam contra o cancro na mama e tráfico de seres humanos de acordo com Jones Jr. A Legends Only League, de Mike Tyson, doará também uma parte das receitas ao Fundo “WBC José Sulaimán Boxers” para apoiar os pugilistas em dificuldades.
Esta será a primeira luta de uma série de várias que serão produzidas pela Legends Only League.