Terminou o inquérito que a Federação Angolana de Futebol (FAF) decidiu abrir ao jogo nº135/19, da 17ª jornada da presente edição do Girabola, disputado na Huíla entre o Clube Desportivo da Huíla e o Clube Desportivo 1º de Agosto, com o resultado final de 3-3.
Em conclusão, os dois emblemas foram sancionados com derrota, isto é, perda imediata de 3 pontos e uma multa em Kwanzas, equivalente a 5.000,00 USD. O Conselho Técnico Desportivo da FAF considerou que não se tratou de um jogo com desenvolvimento e desfecho normal.
“Nitidamente viu-se uma equipa do Clube Desportivo da Huíla dividida em duas: uma que lutava pela vitória e outra apática diante do adversário que na realidade é o seu verdadeiro patrão. Pelo que, o resultado final não reflecte a verdade desportiva, mas o verdadeiro produto de algum acerto de cavalheiros“, pode-se ler ainda no comunicado.
Kabuscorp perde 9 pontos
O Kabuscorp Sport Clube do Palanca foi sancionado com a perda de um total de 9 pontos na presente edição do Girabola Zap. Três casos estiveram na base desta decisão:
Foram deduzidos 3 pontos, por incumprimento contratual com o atleta Adawa Mokanga, outros 3 pontos também por incumprimento contratual, desta vez com os Srs. Afonso Paxe Filho, Dombasi Nginga M. João, Romeu Catato Filemón e Kutama Shabani, e finalmente, mais três pontos por incumprimento contratual com o ex-médico Sr. Caetano Maria de Oliveira Gomes. A equipa do Palanca não cumpriu com o pagamento dos valores reclamados nas datas estipuladas pela FAF.
Bravos do Maquis perde 3 pontos
São retirados 3 pontos ao Clube Bravos do Maquis, em por incumprimento contratual com o atleta Silvino Valdemar da Silva Assete.
Mais detalhes das deliberações do Conselho de Disciplina, podem ser lidos no Comunicado Oficial nº13, de 2019, clicando aqui.