Dois dos lutadores mais interessantes do boxe actual, tiveram o tão esperado duelo na madrugada de hoje.
Guillermo “El Chacal” Rigondeaux foi campeão Olímpico (duas vezes) por Cuba e o seu registo profissional mantinha-se perfeito, 18 lutas, 0 derrotas.
Vasyl “Hi Tech” Lomachenko é a sensação do boxe, igualmente campeão Olímpico (duas vezes), pela Ucrânia, o pugilista com uma recorde amador impressionante, onde venceu 396 lutas, conta com uma derrota a nível profissional, que ocorreu logo no início, contra o experiente Orlando Salido.
O estilo dos dois pugilistas é bastante semelhante, movem-se rápido, têm defesas pouco ortodoxas e… mais importante, gostam de dar espectáculo as fãs!
Com todas estas cartas na mesa, esperava-se uma verdadeira batalha campal. Quem conseguiria acertar mais golpes, numa luta em que os oponentes são especialistas em defesa?
Round 1
Os oponentes tocam respeitosamente as luvas e começa um verdadeiro jogo de xadrez. Ninguém queria arriscar. Os dois lutadores começam a estudar a melhor forma de avançar, mostrando que sabiam dos riscos que acções não planeadas podiam desencadear.
Round 2
Lomachenko foi mais aventureiro no início do segundo round, obrigado Rigondeaux a limitar o espaço do Ucraniano, agarrando várias vezes- o árbitro alertou o pugilista Cubano. O jab de Lomachenko começou a se fazer sentir.
Round 3
Mais uma vez, o jab de Lomachenko continuou a ser a arma decisiva, enquanto Rigondeaux mantinha a mesma táctica, agarrar o Ucraniao. Mais uma advertência do árbitro.
Round 4
Rigondeaux usa as suas técnicas de defesa e praticamente baixa-se até ao tapete para escapar aos ataques de Lomachenko e o ucraniano é advertido por usar golpes baixos. Mas obviamente, Lomachenko estava em vantagem e sabia o que estava a fazer.
Round 5
Rigondeaux acertou apenas sete golpes nos três primeiros Rounds, enquanto Lomachenko acertou 22. O cubano precisava de fazer algo para reverter rapidamente essa tendência. O lutador Cubano tentou atacar mais, no entanto Lomachenko conseguiu desviar-se muito bem da maior parte dos golpes.
Round 6
Lomachenko decidiu entrar para “matar”, aplicando as suas famosas combinações, enquanto isso Rigondeaux perde um ponto pela conduta anti-desportiva.
Quando todos aguardavam pelo round 7, onde deveria começar o tudo ou nada de Guillermo Rigondeaux, eis que a surpresa da noite acontece: Rigondeaux desiste! Segundo a sua equipe, o lutador fracturou o pulso esquerdo e não teria condições de continuar a luta.
Fãs decepcionados. Todos queriam uma luta até ao fim e uma conclusão digna de uma “super luta”. Ainda assim, Lomachenko consegue mais uma vitória e Rigondeaux averba a sua primeira derrota na carreira, aos 37 anos. É a 3ª vez nas últimas 4 lutas, que Lomachenko faz os seus oponentes desistirem.