UEFA Europa Conference League arranca em 2021

UEFA Europa Conference League arranca em 2021

- EmDestaque, Futebol
0

Como já havíamos anunciado antes, a UEFA decidiu introduzir no próximo ano uma nova competição de clubes, que vai permitir que mais clubes de mais associações participem das competições europeia de clubes. Ela chamar-se-á UEFA Conference League.

A nova estrutura para as competições de clubes da UEFA garantirá que pelo menos 34 associações nacionais da UEFA estejam representadas na fase de grupos de uma ou mais competições.

Haverá um mínimo de 14 campeões nacionais na fase de grupos da UEFA Champions League, entre oito e 11 campeões nacionais na fase de grupos da UEFA Europa League, e entre nove e 12 campeões nacionais na fase de grupos da UEFA Europa Conference League. Todas as associações membros terão acesso às três competições de clubes, e todas as quotas das associações permanecerão inalteradas.

O Presidente da UEFA Aleksander Čeferin afirmou: “A nova competição de clubes da UEFA torna as competições de clubes da UEFA mais inclusivas do que nunca. Haverá mais jogos para mais clubes, com mais associações representadas nas fases de grupos”.

De uma forma resumida, nenhuma equipa terá entrada directa à competição, antes da fase de grupos haverá três fases de qualificação e uma fase de play-off e só depois saberemos quais as 32 equipas apuradas para o torneio.

Os 32 participantes serão separados em oito grupos de quatro equipas, seguidos de eliminatórias, oitavos de final, quartos de final, meias-finais e final.

Os vencedores dos oito grupos passarão automaticamente para os oitavos-de-final. Os segundos classificados farão uma eliminatória com os terceiros classificados da Liga Europa, os vencedores avançarão para os outavos-de-final.

A primeira final desta competição será disputada no dia 25 de Maio de 2022, no Arena Kombëtare, em Tirana, capital da Albânia.

Os jogos da UEFA Europa Conference League terão lugar às quintas-feiras juntamente com os jogos da UEFA Europa League. Os jogos das duas competições serão, em princípio, divididos igualmente entre as duas faixas horárias: 18:45 e 21:00 (Hora da Europa Central). As datas dos sorteios serão reveladas mais tarde mas já podem marcar os dias dos jogos no calendário:

Primeira fase de qualificação: 8 e 15 de Julho
Segunda fase de qualificação: 22 e 29 de Julho
Terceira fase de qualificação: 5 e 12 de Agosto
Play-offs: 19 e 26 de Agosto
Fase de grupo: 16 de Setembro a 9 de Dezembro
Eliminatórias: 17 e 24 de Fevereiro
Oitavos-de-final: 10 e 17 de Março
Quartos-de-final: 7 e 14 de Abril
Meias-finais: 28 de Abril e 5 de Maio
Final: 25 de Maio (Arena Kombëtare, Tirana)

O vencedor ganhará um lugar na fase de grupos da UEFA Europa League da época seguinte, se não se tiver classificado para a UEFA Champions League através da sua competição nacional.

O torneio decorrerá pelo menos ao longo do ciclo 2021-2024.

Arena Kombëtare, localizado em Tirana (Albânia), foi inaugurado em Novembro de 2019 e tem capacidade para 22.500 pessoas

A introdução da UEFA Europa Conference League não terá qualquer impacto na UEFA Champions League, o mesmo não se pode dizer da UEFA Europa League.

A fase de grupos da UEFA Europa League será reduzida de 48 para 32 equipas – oito grupos de quatro. Os oito vencedores dos grupos avançam automaticamente para os oitavos-de-final. Os segundos classificados também irão disputar eliminatórias adicionais antes dos jogos dos oitavos-de-final da UEFA Europa League; estas serão entre os oito segundo classificados de cada grupo da UEFA Europa League e as oito equipas que ficarem em terceiro lugar na fase de grupos da UEFA Champions League.

A lista de acesso à UEFA Europa League também será alterada em conformidade, o vencedor da época anterior da UEFA Europa Conference League irá juntar-se às 11 equipas que terão entrada directa à fase de grupos através da classificação nas suas competições nacionais. Adicionalmente, dez equipas entrarão pela fase de qualificação da UEFA Europa League e outras dez pela fase de qualificação da UEFA Champions League.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.