UEFA introduz nova competição de clubes

UEFA introduz nova competição de clubes

- EmDestaque, Futebol
0

Pois é, além da Liga dos Campeões e da Liga Europa, a UEFA decidiu introduzir em 2021 uma nova competição de clubes. Ainda sem nome (está a ser tratada como Liga Europa 2), a nova competição vai permitir que mais clubes de mais associações participem das competições europeia de clubes.

A nova competição de clubes será um espelho das já existentes, fase de grupos com 32 equipas separadas em 8 grupos de 4 equipas, seguida dos oitavos, quartos, meia-final e final. Será jogada uma eliminatória extra, antes dos oitavos-de-final, entre os segundos classificados de cada grupo e os terceiros classificados da fase de grupos da Liga Europa. Falando em Liga Europa, ela será uniformizada com o mesmo formato, ou seja, será incluída uma eliminatória adicional que será disputada antes dos oitavos-de-final entre as equipas que terminarem no segundo lugar dos respectivos grupos e os terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Ela terá exactamente a mesma duração que a Liga Europa e o vencedor desta competição estará automaticamente apurado para a próxima edição da Liga Europa.

A Liga dos Campeões continuará a ser jogada às terças e quinta-feiras, enquanto que a Liga Europa passará a dividir as atenções com a nova competição de clubes, às quintas-feira, com alguns jogos a terem início mais cedo. As finais das três competições serão jogadas todas na mesma semana: quarta-feira (nova competição), quinta-feira (Liga Europa) e sábado (Liga dos Campeões).

©Getty Images

Esta terceira competição de clubes da UEFA vai garantir que pelo menos 34 nações estejam representadas na fase de grupo das competições europeias (actualmente o mínimo é de 26 nações). Segundo o Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, “a nova competição de clubes da UEFA torna as competições da UEFA mais inclusivas do que nunca. Haverá mais jogos para mais clubes, com mais federações representadas nas fases de grupos. Esta competição foi sustentada pelo diálogo com os clubes através da Associação Europeia de Clubes”.

O Comité Executivo da UEFA aprovou o formato da competição e a lista de acesso para a mesma, por exemplo, as quatro federações com melhor coeficiente (actualmente, Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha) continuarão a ter direito a quatro equipas na Liga dos Campeões, duas na Liga Europa e terão uma equipa na nova competição. Um aumento da garantia financeira mínima para todos os clubes da Liga Europa e para a nova competição também foram incluídos. O sistema de distribuição de receitas e outros detalhes como o nome/marca da competição, o sistema de coeficientes e a estratégia comercial serão finalizados em 2019.

 

Fonte: UEFA

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *