Luanda será uma das sete sedes da Liga Africana de Basquetebol

Luanda será uma das sete sedes da Liga Africana de Basquetebol

- EmBasquetebol, Destaque
0
Foto: FIBA

A Liga Africana de Basquetebol anunciou ontem que Cairo (Egipto), Dakar (Senegal), Lagos (Nigéria), Luanda (Angola), Rabat (Marrocos) e Monastir ou Tunis (Tunísia) serão as cidades anfitriãs da temporada regular da edição de estreia da Liga Africana de Basquetebol e Kigali (Ruanda) como a cidade anfitriã da Final Four e da Final da competição.

Além disso, a Liga Africana de Basquetebol anunciou também que a NIKE e a Jordan Brand serão as marcas exclusivas de equipamentos da nova liga profissional que terá 12 clubes africanos e com início previsto para Março de 2020.

Os anúncios foram feitos pelo presidente da Liga Africana de Basquetebol, Amadou Gallo Fall, durante uma recepção no Musée des Civilisations Noires em Dakar, na presença do secretário-geral da FIBA, Andreas Zagklis, do director executivo da FIBA África, Alphonse Bilé, do comissário da NBA Adam Silver e do vice-comissário da NBA, Mark Tatum, além de actuais e antigos jogadores da NBA e da WNBA.

“Os anúncios de hoje marcam outro marco importante ao entrarmos no que será uma primeira temporada histórica para a Liga Africana de Basquetebol”, disse Fall. “Temos agora sete grandes cidades-sede onde jogaremos e a nossa primeira parceria com uma marca de equipamentos de classe mundial. Agradecemos aos nossos primeiros parceiros, NIKE e Jordan Brand, por nos apoiarem nesta jornada e garantir que as nossas equipas tenham os melhores uniformes e produtos para as quadras.

A partir de março de 2020, as seis cidades receberão uma temporada regular que contará com 12 equipas divididas em duas conferências, com cada conferência a decorrer em três cidades. Na temporada regular, as 12 equipas jogarão cinco jogos cada, num total de 30 jogos, com as três melhores equipas em cada conferência a qualificarem-se para os playoffs. As seis equipas que se qualçificarem para os playoffs – as “Super 6” – jogarão em um formato de todos contra todos para determinar as quatro equipas que avançarão para a Final Four em Kigali, Ruanda, no final da primavera de 2020. A Final Four e a Final da Liga Africana de Basquetebol serão jogadas em jogos de eliminação única.

A NIKE e Jordan Brand irão equipar as 12 equipas da liga com uniformes oficiais do jogo, vestuário de aquecimento, meias e equipamentos de prática. Seis equipas usarão NIKE enquanto que as outras seis representarão a Jordan Brand. A colaboração com a NIKE e a Jordan Brand marca a primeira parceria da Liga Africana de Basquetebol.

O anúncio sobre o lançamento da Liga Africana de Basquetebol pela FIBA e NBA, que marcaria a primeira colaboração da NBA para operar uma liga fora da América do Norte, foi feito em Fevereiro de 2019, em Charlotte, Carolina do Norte.

A NBA e a FIBA também planeiam dedicar apoio financeiro e recursos para o desenvolvimento contínuo do ecossistema do basquetebol africano, incluindo treinamento para jogadores, treinadores e árbitros, e investimento em infraestrutura.

Detalhes adicionais sobre a Liga Africana de Basquetebol serão anunciados posteriormente.

Fonte: FIBA

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.