Jokic, o MVP da NBA

Jokic, o MVP da NBA

- EmDestaque, NBA
0

Acabou a espera, a NBA anunciou ontem (06 de Junho) que o poste dos Denver Nuggets, Nikola Jokic é o vencedor do Troféu Maurice Podoloff , atribuído ao Jogador Mais Valioso da época 2020-21.

Um prémio inédito em vários sentidos:

  • Este é o primeiro Prémio de MVP da NBA para Jokic
  • Jokic é também o primeiro jogador do Nuggets a vencer este prémio
  • Jokic é ainda o primeiro jogador da Sérvia a ser seleccionado como o MVP da NBA

Os outros jogadores Europeus que conseguiram arrebatar o troféu: Dirk Nowitzki (Alemanha) e Giannis Antetokounmpo (Grécia). Jokic em muito boa companhia.

Se os feitos acima não o deixaram impressionado, Jokic consegue ainda a façanha de ser o jogador com a escolha mais baixa no draft da NBA a vencer o troféu de MVP. O poste Sérvio foi escolhido na segunda ronda, em 41º lugar pela equipe de Denver, no draft da NBA 2014. Há claro aqui uma excepção para a “lenda”, Moses Malone, que venceu três vezes o prémio de MVP, e entrou para a NBA sem ser seleccionado por uma equipe no draft.

Top 5 na votação para MVP

Jokic venceu sem dar espaço para dúvidas, com esclarecedores 971 pontos.

  • Jokic recebeu 91 votos para o primeiro lugar (de 101 votos possíveis) – um acumulado de 971 pontos.
  • Joel Embiid com 586 pontos terminou em segundo lugar
  • Stephen Curry com 453 pontos ficou em terceiro lugar
  • Giannis Antetokounmpo com 348 pontos ficou em quarto lugar
  • Chris Paul com 139 pontos ficou em quinto lugar.

O que tornou Jokic na escolha óbvia para o prémio?

O poste dos Denver, completou os 72 jogos da temporada (tendo conseguido duplos-duplos em 60 jogos), sem lesões, sem jogos de descanso e sempre ao mais alto nível.

As médias nesses 72 jogos foram:  26,4 pontos, 10,9 ressaltos, 8,4 assistências e 1,32 roubos de bola em 34,8 minutos. Com as suas médias da época, Jokić classificou-se em 12º lugar na NBA em pontos, 9º em ressaltos, 6º em assistências e 22º em roubos. É o terceiro jogador na história da NBA com uma média de pelo menos 26,0 pontos, 10,0 ressaltos e 8,0 assistências numa época, juntando-se a Oscar Robertson e Russell Westbrook.

Jokic foi o jogador com mais cestas convertidas (732) , com uma eficácia impressionante: 56,6% nos lançamentos de campo, 38,8% nos lançamentos de três pontos e 86,8% da linha de lançamentos livres.

O prémio é individual, mas o impacto pode notar-se na equipe, Denver terminou a temporada regular com 47 vitórias e 25 derrotas, ficando no terceiro lugar da Conferência Oeste para os Playoffs da NBA de 2021. Se acompanha o Pró Desporto, decerto que o prémio não foi uma total surpresa, já tínhamos citado aqui como a concorrência de Jokic tinha poucas chances.

Veja como foram distribuídos os votos

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.