Nikola Jokic, o poste mágico.

Nikola Jokic, o poste mágico.

- EmDestaque, NBA
0

O início de época na NBA traz sempre surpresas (boas e más!). Alguns jogadores começaram a mostrar que a época 2018/2019 será de bastante “luta” e os favoritos têm de ficar atentos (estou a excluir os Golden State Warriors, que obviamente estão a cumprir o calendário até os playoffs e ali logo se vê).

Mas, este artigo não é sobre os Warriors, é sobre um jogador do outro lado do oceano… Nikola Jokic. Para ser honesto, esse artigo surge com 1 ano de atraso, este jogador mostrou na época 2017/2018 que merecia mais destaque. Não é comum termos postes com grande habilidade para passar a bola. Ultimamente, os postes Europeus têm mostrado que têm visão de jogo e podem construir jogadas espectaculares, tal como os bases (mais baixos fazem).

Nesse quesito, passes espectactulares, surge Nikola Jokic, o poste dos Denver Nuggets tem feito os adversários andarem às voltas, com passes de dificuldade elevada.

Jokic, natural da Sérvia, durante a época passsada conseguiu um feito raro na NBA: maior média assistências feitas por um jogador na posição 5, desde 1967-68, ano em que Wilt Chamberlain conseguiu 7.5 assistências por jogo. Desde então, vários postes de qualidade inegável passaram pela NBA, mas, nenhum com essa habilidade de passe.

No seu quarto ano na NBA, Jokic (apelidado de Joker)está a conseguir médias de 19,4 pontos, 10 ressaltos e 6,6 assistências por jogo, ainda só foram disputados 9 jogos, mas os números começam a impressionar. Por outro lado, uma estatística não muito seguida em Angola, mas valorizada pela comunidade desportiva Americana é o “Plus/Minus”- uma estatística utilizada no basquete para mensurar o impacto que a presença de determinado jogador produz no placar. A nível de “Plus/Minus”, Jokic lidera a NBA com um saldo positivo de 12.3, ou seja, em média, com Jokic em campo, os Denver Nuggets conseguem um placar positivo com 12.3 pontos de diferença em relação ao adversário.

Na madrugada de 04/11/2018 Jokic conseguiu 16 assistências contra os Jazz . O seu recorde de assistências na NBA é de 17 assistências.

Claro que nem tudo é perfeito, Jokic pode melhorar a sua habilidade defensiva, mas por enquanto, o seu ataque vai suplantando as debilidades defensivas. Neste momento os Denver Nuggets têm 8 vitórias e 1 derrota, sendo a segunda melhor equipe na conferência Oeste, ficando atrás dos Warriors. Mais uma vez, são apenas 9 jogos na temporada, mas esses jogos fazem diferença na altura dos Playoffs…

Algumas assistências de Jokic

Melhores Jogadas na época 2017/2018

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *