Durante a madrugada de hoje aconteceu o esperado combate para a definição do campeão dos pesos médios da WBA (super), WBC, IBF e IBO. Frente à frente Gennady “GGG” Golovkin e Daniel Jacobs.
As previsões apontavam para um combate num sentido, com Jacobs a respeitar o poder de fogo de Golovkin. A maior parte dos especialistas apontava para KO no 8 round. Mas a história foi bem diferente…
Jacobs detinha o recorde de 32-1 na carreira, incluindo 29 KOs. O lutador de 30 anos de idade também se tornou uma grande história no desporto, após tornar-se no primeiro sobrevivente de câncer a ganhar um campeonato mundial de boxe em 2014.
Daniel Jacobs em grande forma
Desde o primeiro round o pugilista Norte Americano mostrou que não estava ali para ser mais um “Good Boy” (uma popular alcunha dada aos adversários de Golovkin que acabam geralmente no tapete). Jacobs entrou agressivo e não deixava espaço para Golovkin se aproximar e testar a sua direita demolidora.
Durante 3 rounds “Danny” Jacobs conseguiu escapar de Golovkin, sempre circulando pelo ringue e aplicando golpes para testar a resistência de Golovkin.
GGG contra-ataca
Gennady Golovkin dispensa apresentações, tem 3 títulos dos pesos médios e está a lutar para unificar os títulos, nunca perdeu, nunca foi ao tapete e tem 33 KO’s na carreira, ou seja, 89% das vitórias de Golovkin foram por KO.
Depois depois de ver as suas tentativas de ataque frustradas, Golovkin decidiu atacar em peso no 4º round e conseguiu levar ao tapete o seu oponente, com um gancho com a direita.
Dai em diante Jacobs recuperou e conseguiu manter a sua estratégia durante quase toda a luta. Para quem pensou que a luta acabaria no 8º, bem… Jacobs conseguiu escapar dos ataques ferozes de Golovkin e conseguiu chegar até ao 12º round.
Viu-se que o pugilista do Cazaquistão mostrava um grande respeito pelo adversário, talvez ainda estivesse afectado pelo resultado da luta anterior, em que o campeão invicto Roman “Chocolatito” Gonzalez perdeu após 46 vitórias consecutivas…
Resultado dos juízes:
Resultado | Vencedor |
115-112 | Golovkin |
115-112 | Golovkin |
114-113 | Golovkin |
Durante a luta deu a impressão que o resultado justo teria sido o empate (alguns alegam que Jacobs merecia a victória), mas uma estatística vem fundamentar a decisão dos juízes. A eficácia de Golovkin foi maior do que a de Jacobs. Golovkin atacou mais e acertou mais no adversário.
Final CompuBox stats:
Golovkin 233-of-618 (38%)
Jacobs 176-of-542 (32%)
— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) March 19, 2017
Fica a nota de destaque: 1ª vez que Gennaddy “GGG” Golovkin é obrigado a ir até ao 12º round.
A discussão nas redes sociais continua, Jacobs merecia vencer essa luta?
1 Comments
Pingback: Canelo vence facilmente Chavez Jr. e anuncia a luta do ano! – Pró Desporto