Egipto Vs Senegal é o destaque do sorteio da fase final das eliminatórias do Campeonato do Mundo #Qatar2022

Egipto Vs Senegal é o destaque do sorteio da fase final das eliminatórias do Campeonato do Mundo #Qatar2022

- EmCampeonato do Mundo, Futebol
0

As eliminatórias para o Campeonato do Mundo 2022 envolveram 54 nações africanas a competir por apenas cinco lugares no próximo Campeonato do Mundo no Qatar.

1ª Fase

A primeira ronda começou em Setembro de 2019 e incluiu as 28 equipas com a classificação mais baixa no ranking mundial oficial da FIFA, com 14 destas equipas a qualificarem-se para a ronda seguinte.

2ª Fase

Na segunda ronda, as restantes 40 equipas foram divididas em dez grupos de quatro equipas, com apenas os vencedores dos grupos a garantirem um lugar na ronda final.

O Grupo F, onde Angola estava inserida, teve o Egipto no topo, com 14 pontos, mais sete do que o segundo classificado, o Gabão.

As outras nove equipas que se juntaram ao Egipto na fase final foram reveladas em Outubro passado, após a segunda ronda de eliminatórias ter chegado ao fim e foram divididas em dois níveis com base no ranking oficial da FIFA, publicado em Novembro de 2021.

As cinco equipas mais bem classificadas jogarão contra as cinco equipas menos classificadas em duas mãos, por um lugar no Campeonato Mundial, sendo a primeira etapa jogada na casa das equipas mais abaixo no ranking FIFA.

A base para o sorteio foi o ranking publicado a 19 de Novembro de 2021, as equipas foram distribuídas em dois potes :

Pote 1: Senegal, Marrocos, Tunísia, Argélia e Nigéria. (Equipes melhores posicionadas no ranking FIFA)

Pote 2: Egipto, Camarões, Gana, Mali e República Democrática do Congo.

Assim ficaram definidas as eliminatórias para esta 3ª e última fase:

O sorteio foi realizado no sábado, 22 de Janeiro, em Douala (Camarões) e foi dirigido pelas lendas do futebol africano: Emmanuel Adebayor e El Hadji Diouf.

O destaque vai para o jogo entre o Egipto e Senegal. A última vez que ambas as equipas se enfrentaram nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo foi em 2002, quando o Egipto e o Senegal foram colocados lado a lado no Grupo C com equipas como Marrocos, Argélia, e Namíbia. Em 2022 o Senegal conseguiu sair no topo do grupo e protagonizou uma das surpresas do mundial na Coreia do Sul e Japão, derrotando a campeã mundial França no jogo de abertura e fazendo um mundial brilhante, chegando até aos quartos-de-final .

Mas, o embate entre Senegal e Egito ganha ainda mais interesse devido ao frente a frente entre as estrelas do Liverpool Mohamed Salah e Sadio Mané, dois dos melhores jogadores do continente africano.

Os jogos terão lugar de 23 a 29 de Março de 2022, com a primeira partida a ter lugar no Cairo e a segunda em Dakar.

Há outros jogos de grande interesse, o derby da África Ocidental entre o Gana e a Nigéria será de tirar o fôlego, devido a rivalidade entre as equipes.

O Marrocos tem, em teoria, a vida mais facilitada, uma vez que encontra a República Democrática do Congo, que pode estar abalada, uma vez que não conseguiu qualificar-se para o CAN de 2021.

O Mali, a única equipa deste sorteio que ainda não chegou ao Campeonato do Mundo, enfrentará novamente a Tunísia, meses depois da partida do CAN 2021 envolvida em polêmicas, no final foi homologada a vitória do Mali por 1-0.

A Argélia tem a chance de provar que a eliminação prematura do CAN 2021 foi apenas casual, mas para isso terá que afastar os Camarões, que têm mostrado ser consistentes no CAN 2021, até ao momento… Lembrando que os Camarões têm o maior número de participações em mundiais por parte de selecções africanas (7).

Partidas para todos os gostos!


[Fonte]: FIFA

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.