Acontece hoje o NBA Draft 2019 e os angolanos, em particular os amantes de basquetebol, em breve terão as respostas para as suas perguntas: em que posição Bruno Fernando ficará, e em que equipa ele irá parar? Sim, Bruno Fernando pode fazer história hoje ao tornar-se no primeiro angolano a ser seleccionado no draft da NBA.
O poste angolano há muito que impressiona as equipas com o seu tamanho e o seu corpo atlético, tem uma mobilidade impressionante e é muito bom em baixo da tabela. Ele foi seleccionado para o cinco inicial dos melhores jogadores da conferência Big Ten desta época e levou os Maryland Terrapins ao torneio da NCAA, onde foram eliminados na segunda ronda.
No processo do Draft, os rankings de Bruno Fernando têm variado bastante. Alguns especialistas apontam-no para o top 20, enquanto outros o projectam para a segunda ronda de escolha. As únicas certezas neste Draft são as três primeiras escolhas, então não há como dizer onde ele estará posicionado. De qualquer forma, ele deverá ouvir o seu nome ser chamado nesta noite.
Veja onde Bruno está projectado:
A Yahoo Sports está maravilhada com o tamanho de Bruno e com os seus treinos pré-draft, projectando-o aos Magics ao lado de Mo Bamba e Aaron Gordon. O The Ringer e Basketball Insiders vêem Bruno a ir para os Philadelphia 76ers, embora ambos tenham avaliações diferentes. O The Ringer vê o corpo do poste angolano como uma vantagem, escrevendo que “seu corpo parece ter sido construído em um laboratório”.
CBS e Tankathon o vêem bem encaixado nos Golden State Warriors – com a falta de profundidade na posição 5 e com DeMarcus Cousins provavelmente na free agency, Fernando pode ser exactamente o jogador que os Golden State procuram. Também vale realçar que quando ele treinou com os Atlanta Hawks, que detêm a 8ª, 10ª e 17ª escolha no Draft e já têm dois Terps no seu plantel, ele foi o único jogador convidado ao escritório do treinador para rever vídeos e ter mais conversas.
Outro órgão de informação, muito respeitado, a NBA TV, projecta Bruno na 19ª posição da primeira ronda, semelhante ao que a equipe do DraftNet projecta.
Os maiores pontos de interrogação giram em torno da sua habilidade de manuseio de bola e percepção defensiva. Sua capacidade atlética certamente vai dar-lhe uma oportunidade, mas alguns olheiros parecem inseguros sobre o tipo de papel que ele vai desempenhar na liga.
Ainda há perguntas, mas elas serão respondidas hoje à noite, e os angolanos certamente terão uma nova equipa para apoiar durante a próxima temporada da NBA. O Draft terá transmissão em directo na NBA TV, a partir da meia-noite, horário de Angola.