As 32 equipas que irão participar na 27ª edição do Campeonato do Mundo de Andebol Sénior Masculino já conhecem os seus adversários. A deslumbrante cerimónia que ditou o sorteio das selecções decorreu hoje às sombras das Pirâmides de Gizé, na periferia de Cairo e serviu para apresentar também a mascote da competição.
Esta será a primeira vez que a competição terá 32 equipas, em vez das habituais 24 e será a terceira vez que este evento será realizado no continente africano (segunda vez no Egipto).
Angola qualificou-se para o mundial ao terminar o campeonato africano da modalidade na 4ª posição, em Janeiro deste ano.
O sorteio colocou a selecção nacional no Grupo C, juntamente com a Croácia, Catar e Japão. A Croácia foi finalista no último campeonato europeu da modalidade, perdeu na final por 22-20 contra a Espanha. O Catar é o vencedor do campeonato asiático de andebol enquanto que o Japão ficou em terceiro lugar neste mesmo campeonato, também ocorrido em Janeiro do corrente ano.
O novo formato é composto por 32 selecções divididas em oito grupos de quatro equipas cada e que disputarão a fase preliminar. As três melhores equipas de cada grupo avançarão para a fase principal enquanto que as equipas que ficarem em último lugar nos seus grupos da fase preliminar irão disputar a classificação da 24ª à 32ª posição. As 24 selecções que passarem para a fase principal serão divididas em quatro grupos de seis equipas cada. As duas primeiras equipas de cada grupo avançarão para os quartos-de-final.
Este campeonato do mundo será jogado em 4 estádios e decorrerá entre os dias 13 e 31 de Janeiro de 2021, o que quer dizer que Angola tem a partir de agora 129 dias para estar pronta para a competição.