[Afrobasket 2021] Após duas derrotas consecutivas, Angola sobrevive ao Congo e continua em prova

[Afrobasket 2021] Após duas derrotas consecutivas, Angola sobrevive ao Congo e continua em prova

- EmAfroBasket, Basquetebol, Destaque
0

Depois da derrota contra Cabo Verde, todos esperavam que Angola viesse no máximo da sua força e concentração para vencer o Ruanda e entrar relaxada para a última jornada, lutando apenas para tentar conseguir o primeiro lugar do grupo A, onde se encontra com a selecção de Cabo Verde, RDC e os anfitriões, o Ruanda.

As coisas não correram como o esperado e Angola somou a sua segunda derrota consecutiva nesta edição do Afrobasket. Uma derrota devastadora, nos últimos minutos de jogo, depois de ter estado a controlar a partida, a seleção nacional conseguiu marcar apenas 7 pontos no último quarto. Os donos da casa aproveitaram o momento e carimbaram a segunda vitória no Afrobasket. Resultado Final: Angola 68 – 71 Ruanda.

O derradeiro jogo da fase de grupos trazia duas selecções desesperadas: com 2 derrotas, Angola precisava vencer a República Democrática do Congo (RDC) por um diferencial superior a 9 pontos, para conseguir chegar aos playoffs de acessso aos quartos de final do Afrobasket 2021.

Com a possibilidade de voltar prematuramente para casa, Angola voltou mais concentrada e conseguiu vencer a RDC por uma diferença de 15 pontos. Após uma primeira parte equilibrada, em que as selecções terminaram empatadas a 37 pontos, nos dois últimos quartos a defesa de Angola foi crucial, adicionando uma melhoria na percentagem de lançamento no ataque, o suficiente para desestabilizar a RDC que a certo ponto da partida estava claramente a tentar “sobreviver”, fazendo de tudo para baixar a diferença pontual para menos de 10 pontos.

Carlos Morais (com 16 pontos) e Eduardo Mingas (com 13 pontos e impressionantes 75% da linhas dos 3 pontos) foram os destaques da selecção nacional no ataque. Teotónio foi o melhor ressaltador, com 8 obtidos. Jilson Bango que foi destaque nas partidas anteriores, teve o tempo limitado, condicionado por faltas.

Veja os melhores momentos

Próxima Fase

Angola não consegue o apuramento directo para os quartos de final e terá de enfrentar o Egipto. Caso Angola vença, defrontará o primeiro classificado do grupo D (a ser definido hoje, o Senegal é a equipe melhor posicionada no momento).

A partida entre Angola e Egipto está marcada para 30 de Agosto às 14:00 de Angola.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.