Pró Desporto

Academia Studio 123 integra crianças com necessidades especiais

A academia de artes marciais Studio 123, situada na Urbanização Nova Vida, conta com uma turma de Jiu Jitsu dedicada a crianças com necessidades especiais, desde Junho do corrente ano. Walter “Lobão” Faustino, atleta angolano de Jiu Jitsu Brasileiro, actual vice-campeão do mundo na sua categoria, foi o responsável pela criação e integração desta “turma especial” na programação da academia.

Walter foi motivado pelo seu filho, Enzo, que é autista. “Pessoas autistas caracterizam-se também pela falta de interação social e tendem a ser muito focadas. E na pele de um pai com um filho especial, apercebi-me de que existe uma enorme necessidade social de integração desse tipo de crianças” – referiu Lobão.

Crianças com necessidades especiais são aquelas que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de factores inatos ou adquiridos, de carácter permanente, que acarretam dificuldades em sua interacção com o meio físico, moral e material.

Segundo Walter “Lobão”, passados 3 meses, vários encarregados de educação relataram melhorias no comportamento dos seus filhos. Alguns exemplos como:

  • Redução da dependência das crianças em certos comportamentos, como bater as mãos (maneirismos);
  • As crianças prestam a atenção por longos períodos de tempo;
  • As interacções sociais estruturadas nas aulas ajudaram a melhorar as habilidades e a confiança;
  • Redução dos comportamentos disruptivos.

“Fico feliz em poder ajudar outros pais e em saber que eles confiam em nós como parceiros na educação dos seus filhos”, acrescentou o responsável pelo projecto.

Para os interessados, a academia Studio 123 está localizada na Urbanização Nova Vida, Condomínio Living, em frente ao Tribunal Provincial de Luanda e está aberta de Segunda à Sexta das 06h00 às 21h00 e aos sábados das 07h00 às 13h00.

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *