5 selecções já estão classificadas para o CAN 2021, sobram 19 lugares

5 selecções já estão classificadas para o CAN 2021, sobram 19 lugares

- EmCAN, Futebol
0
@Desporto É Vida

Disputadas que estão 4 jornadas da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações 2021 (CAN 2021), algumas selecções já garantiram o passe para a próxima fase enquanto que outras começam agora a fazer contas para a qualificação.

Angola está de fora destas contas, ao perdermos frente a República Democrática do Congo e permanecemos na última posição do grupo com apenas 1 ponto conquistado. Gâmbia e Gabão repartem a liderança do grupo com 7 pontos, seguidos de perto pela RDC com 6 pontos.

Faltando apenas 2 jogos para terminar a fase de apuramento, apenas Camarões, Senegal, Argélia, Mali e Tunísia podem se dar ao luxo de perder estes jogos e ainda assim estarão presentes na fase final do Campeonato Africano das Nações 2021. Assim sendo, sobram apenas 19 vagas por preencher.

Os Camarões já estão apurados para o CAN 2021, não por estarem a liderar o grupo F mas sim por serem os anfitriões. Os Camarões são uma potência africana, tendo conquistado o CAN por 5 vezes (1984, 1988, 2000, 2002, 2017) e ocupam a 53ª posição do ranking da FIFA. Apesar de já estarem previamente qualificados, os Camarões estão no top do Grupo F com 10 pontos, seguidos por Moçambique e Cabo Verde, ambas com 4 pontos e na última posição o Ruanda com 2 pontos.

Excluindo os Camarões, que são os anfitriões, o Senegal foi a primeira equipa a garantir um lugar na fase final do CAN 2021, depois de vencer a Guiné Bissau por 1-0. Com esta vitória, Sadio Mané e companhia somaram 12 pontos e continuam a ser a única equipa com um registo 100% vitorioso. Apesar de nunca terem vencido esta competição, o Senegal é um crónico candidato ao título e aparecem aqui como um dos principais favoritos, depois de chegarem à final em 2018, pela segunda vez.

Apesar do empate com o Zimbábue, a Argélia acabou por garantir a sua presença no CAN 2021 nesta jornada, uma vez que um dos principais aspirantes às vagas disponíveis (Botswana e Zimbábue) terá de obrigatoriamente perder pontos e consequentemente ficar de fora das contas, pois jogarão entre si. Depois de estar a vencer por 2-0 os argelinos permitiram que o Zimbábue empatasse o jogo e continuasse a sonhar com a qualificação. Argélia lidera o Grupo H com 10 pontos, Zimbábue ocupa a última vaga de acesso ao CAN com 5 pontos, Botswana espreita esta vaga com os seus 4 pontos e a Zâmbia com 3 pontos ocupa o último lugar do grupo. 

Pela 12ª vez, o Mali qualificou-se para a fase final de um CAN e mais uma vez tentará fazer melhor que o segundo lugar alcançado em 1972. Os comandados de Mohamed Magassouba confirmaram o seu lugar no CAN dos Camarões depois de vencerem a Namíbia por 2-1 e alcançarem o topo do grupo, beneficiando também do empate entre a Guiné e o Chad. O Mali lidera o Grupo A com 10 pontos, com a Guiné logo atrás com 8 pontos, a Namíbia em terceiro com 3 pontos e o Chad em último com 1 ponto. 

Sentada na liderança do Grupo J com 10 pontos, a Tunísia precisou de apenas um empate para garantir a sua vaga no CAN 2021. O mesmo não se pode dizer da Guiné Equatorial, que está na segunda posição com 6 pontos, dois a mais que o seu próximo adversário, a Tanzânia. A Líbia está no último lugar com 3 pontos.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.