Pró Desporto

CAN 2017: Sorteio da fase de grupos realizado no Gabão

O sorteio para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2017 foi ontem realizado em Libreville, Gabão. As dezasseis selecções apuradas ficaram a conhecer os adversários para a fase final da competição.

A CAF determinou que o Grupo A estará sediado em Libreville, o Grupo B em Franceville, o Grupo C em Oyem e o Grupo D em Port Gentil. Desta forma, eles ficaram dispostos da seguinte forma:

No Grupo A teremos um confronto de treinadores portugueses, o Gabão (selecção anfitriã) treinados por Jorge Costa e o Burkina Faso liderados por Paulo Duarte. Seguem-se os tetracampeões Camarões e a selecção estreante, a Guiné Bissau. 
Apesar de todos os grupos parecerem muito equilibrados, o Grupo B constituído por Tunísia, Argélia, Senegal e Zimbabwe foi considerado como o “Grupo da Morte”. A Argélia é tida como uma das favoritas neste torneio graças ao seu talentoso ataque formado por Mahrez, Slimani, Feghouli e Brahimi.
No Grupo C teremos o reencontro de Hervé Renard, agora seleccionador de Marrocos, com a Costa do Marfim, equipa com que venceu o título em 2015. Fazem ainda parte deste grupo as selecções do Togo e RD Congo, selecção que venceu o grupo de apuramento que incluía Angola.
Já no Grupo D, o Gana irá enfrentar adversários já conhecidos: Egipto e Uganda. Estas três selecções estão no mesmo grupo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018. A outra equipa que completa este grupo é o Mali. De realçar que o Egipto é 7 vezes campeão africano e que o Uganda voltou aos grandes palcos depois de 38 anos, a última vez que o Uganda qualificou-se para o CAN foi em 1978.
Angola está mais uma vez fora da principal competição de futebol do continente. Depois de 5 participações consecutivas, a última presença dos Palancas Negras no torneio foi em 2013, tendo ficado no último lugar do Grupo.
A competição decorre entre 14 de Janeiro e 5 de Fevereiro de 2017. Quem você acha que será o vencedor?

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *