Pró Desporto

Will Voigt é o novo técnico da Selecção Angolana de Basquetebol

O técnico norte-americano, William Voigt, de 41 anos de idade, foi escolhido para substituir Manuel Silva “Gi”, na Selecção Nacional de Basquetebol.

Will Voigt

O contracto entre Will Voigt  e a Federação Angolana de Basquetebol, será de três anos, tendo como principal meta conseguir o apuramento para a fase final da décima oitava edição da Copa do Mundo, que acontecerá na República Popular da China, em 2019, de 31 de Agosto a 15 de Setembro.
A equipe técnica conta ainda com Mathias Eckhoff, John Bryant e Sérgio Cristovão como Treinadores Adjuntos.

Um pouco mais sobre o novo técnico…

Voigt, estudou na Universidade de Pomona (Califórnia), optou por jogar futebol, mas uma lesão no tornozelo acabou com a sua carreira no futebol e ele percebeu que queria treinar, com foco no basquete.

Após a faculdade, ele teve um estágio com Los Angeles Clippers (NBA) e depois conseguiu um emprego como coordenador de vídeo com os San Antonio Spurs (NBA). Nos Spurs, o jovem treinador teve a chance de acompanhar de perto o treinador 5 vezes campeão da NBA, Greg Popovich.

Depois da passagem pelos Spurs, Will Voigt treinou equipes na Noruega, na D-League da NBA (Actualmente G-League), na China e mais recentemente, a selecção da Nigéria. O treinador norte Americano foi o responsável pelo título da Nigéria no Afrobasket 2015.

O que se espera do novo treinador?

  • Que consiga apurar Angola para o campeonato do mundo em 2019.
  • Que consiga renovar a selecção
  • Que passe experiência para técnicos Angolanos

Não são missões fáceis, mas, se a federação cumprir o seu plano, o treinador terá 3 anos para cumprir estas tarefas.

Primeira Missão: Torneio de qualificação

A Selecção Nacional está a 13 dias do início da disputa do Torneio Africano de Qualificação para a 18.ª edição do Campeonato do Mundo, sem preparação, sem conhecer os jogadores (em princípio), esta missão torna-se muito mais difícil para o novo técnico que terá de contar com o apoio da federação para montar a equipe.

Angola está inserida no Grupo C, com Marrocos com quem estreia a 24 de Novembro do ano em curso, Egipto, adversário na segunda jornada (dia 25) e Congo Democrático (26), no fecho do primeiro turno.

Na segunda fase da eliminatória, todas as selecções jogam de 29 de Junho a 1 de Julho do próximo ano. Os encontros, referentes à primeira e segunda fases, devem ser disputados num país ainda não divulgado ainda pela FIBA África. As 3 melhores selecções dos 4 grupos formados (A,B,C,D) formarão dois novos grupos (E,F), os dois melhores de cada grupo (e o melhor terceiro) avançarão para o mundial de 2019.  Veja mais detalhes sobre o novo sistema de apuramento.

Boa sorte para Will Voigt, esperamos que consiga levar Angola aos velhos dias de glória.

[Fonte]: AngoNoticias | FIBA

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *