Angola já conhece o seu caminho rumo ao CAN de 2023

Angola já conhece o seu caminho rumo ao CAN de 2023

- EmCAF, Futebol
0

O sorteio para os grupos de qualificação do Campeonato Africano das Nações (CAN) aconteceu na noite de terça-feira, dia 19 de Abril, nos estúdios da SuperSport em Joanesburgo, África do Sul. O evento foi apresentado pelas lendas do futebol africano Lucas Radebe e Salomon Kalou, que ditaram o destino das 48 seleções nacionais, separando-as em 12 grupos de quatro equipas cada.

A seleção angolana foi sorteada no Grupo E ao lado das seleções do Madagáscar, República Centro-Africana e da forte seleção do Gana. Contudo, acreditamos que este seja um grupo equilibrado onde Angola tem todas as possibilidades de seguir para a próxima fase. Destacar aqui que este grupo não difere muito daquele que tivemos no sorteio de 2017 onde Angola defrontou as mesmas seleções do Madagáscar e da República Centro-Africana.

Veja como ficou o sorteio:

Os anfitriões, Costa do Marfim, participarão nas eliminatórias, independentemente de já ter uma vaga garantida na fase final da competição, o que significa que apenas a equipa melhor classificada dentro do seu grupo, à excepção da Costa do Marfim, se qualificará para as finais. Os jogos e resultados da Costa do Marfim contarão para determinar a qualificação das outras equipas do seu grupo.

O Quénia e o Zimbabué foram incluídos no sorteio, apesar de terem sido temporariamente suspensos pela FIFA de todas as actividades do futebol internacional. No entanto, se a suspensão não for levantada duas semanas antes da sua primeira partida das eliminatórias, ambas as selecções nacionais serão eliminadas da competição. Nesse caso, os seus grupos serão compostos apenas por três equipas, sendo os vencedores dos grupos e os segundos classificados passam para a fase final. Tanto o Quénia como o Zimbabué não podiam ser sorteados no mesmo grupo, a fim de evitar um grupo com apenas duas equipas no caso de a suspensão não ser levantada.

Recorde-se que a competição será disputada na Costa do Marfim entre 23 de Junho e 23 de Julho de 2023.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.