Depois de 5 anos sem conseguir o apuramento para o torneio nacional da NCAA, a equipe dos Chattanooga Mocs teve a chance hoje a chance de voltar a competir entre com os grandes nomes do basquetebol universitário dos EUA.
Os Mocs, equipe onde milita o extremo-poste angolano Silvio de Sousa, conseguiu liderar a conferência durante a época regular, vencendo 14 das 18 partidas contra adversários da conferência sul, o que lhe deu o título na conferência regular e a vantagem nos playoffs. Os playoffs da conferência sul correu como o planeado para a equipe dos Mocs, até chegar a final, contra a equipe de Furman, um jogo que mereceu destaque das televisões a nível dos EUA.
Qual foi o desempenho de Silvio de Sousa na final?
Silvio foi titular, como tem sido regra, e dominou as tabelas, em 30 minutos, marcou 17 pontos (70% de aproveitamento nos lançamentos de campo), 1 assistência e conseguiu 14 ressaltos (com destaque para os 6 ressaltos ofensivos). Um duplo-duplo de respeito. De referir que Silvio foi o melhor marcador da equipe nesta final.
Como foi o jogo?
Março é apelidado o mês da “loucura” para o basquetebol universitário, devido ao (longo) torneio nacional e as surpresas que acontecem todos os anos. Este ano não foi diferente, o confronto entre Mocs e Furman foi decidido após o prolongamento, no último segundo!
David Jean-Baptiste, extremo dos Mocs, viu a sua equipe a perder por 2 pontos, com menos de 4,3 segundos para terminar o prolongamento, saiu com a bola até ao meio da quadra e, diante de três defensores, marcou um triplo que deu a vitória de 64-63 para a equipe dos Mocs. Com essa vitória a equipe de Silvio consegue o lugar automático para o Torneio nacional da NCAA.
Devido a sua prestação ao longo da época e em especial no torneio que define o campeão da conferência sul (SoCon), Silvio de Sousa foi apontado ao 5 inicial do torneio.
Veja os melhores momentos do jogo: