A selecção nacional sénior feminina de basquetebol viajará na próxima quinta-feira para Dakar, onde participará de um Torneio Internacional, com as selecções do Senegal (anfitriã), Tunísia e Costa do Marfim, servindo de antevisão para o Afrobasket 2019, que acontecerá de 10 à 18 de Agosto na cidade de Dakar.
No último jogo de preparação, a selecção angolana venceu a equipa sub-18 das Formigas do Cazenga, por 81-79. Esse mesmo jogo, de acordo com o treinador adjunto, Hilário Filipe, serviu para fazer os últimos retoques no sistema táctico da equipa. Em relação ao primeiro jogo de preparação, com o mesmo adversário, as pupilas de Apolinário Paquete estiveram muito bem defensivamente, tal como no último jogo.
MAIS: Seleção Sénior Feminina de Basquetebol de olho no AfroBasket
O cinco nacional conseguiu criar várias situações de contra-ataque ao adversário, usando sempre da vantagem numérica, fruto de transições rápidas. Até ao dia de viagem, a equipa técnica vai procurar melhorar vários aspectos como a percentagem dos lançamentos de campo, à curta e longa distâncias.
MAIS: Angola: Operação Mundial de Basquetebol 2019 já começou
Segundo ainda a análise do treinador, em alguns momentos a equipa cometeu crassos erros, sobretudo quando esteve sob pressão. A capacidade de conseguirem gerir o resultado foi, igualmente, salientada por Hilário Filipe.
“Quando encontramos equipas mais altas, não nos resta outra solução senão optar por transições rápidas no contra-ataque. Temos ensaiado as mais diferentes situações de jogo, e uma das características do basquetebol angolano é a rapidez ao ataque, de modo a criar vantagem numérica”, analisou o Treinador.