Começou no dia 10 de Agosto, em Maputo, a 14ª edição do campeonato africano de basquetebol, para jovens jogadoras da categoria sub-18.
Os jogos da primeira jornada são sempre difíceis, mas previa-se um jogo pouco complicado para Angola, que entrou com a missão clara de vencer o jogo. As meninas comandadas por Aníbal Moreira não decepcionaram no primeiro quarto, mostrando à selecção do Uganda que haviam poucas chances para surpresas. O segundo quarto não foi produtivo para a selecção nacional, com muitas perdas de bola e uma eficácia abaixo da média. As meninas conseguiram marcar apenas 9 pontos neste quarto, tendo ficado cerca de 7 minutos sem conseguir encestar.
Foi preciso o intervalo para que o seleccionador angolano conseguisse devolver o foco às jogadoras, que entraram para a segunda parte com concentração na defesa e eficácia no ataque, conseguindo um parcial de 20-3 durante o terceiro quarto. Estava ditado o rumo do jogo. O último quarto serviu para gerir a vantagem e começar a pensar na próxima selecção adversária.
Fim do 1º Quarto: Uganda 7 – 21 Angola
Fim do 2º Quarto: Uganda 19 – 30 Angola
Fim do 3º Quarto: Uganda 22 – 50 Angola
Fim do 4º Quarto: Uganda 29 – 63 Angola
Destaque : Antónia Miguel
O segundo jogo será no dia 13 de Agosto, frente a RD Congo, quando forem 17h00 (hora de Luanda). O Mali será o nosso último adversário na fase de grupos (no dia 15 de Agosto).
Veja o jogo na integra:
https://youtu.be/KA4HEQoQ0MA