Sagrada Esperança é o campeão do Girabola, 16 anos depois

Sagrada Esperança é o campeão do Girabola, 16 anos depois

- EmDestaque, Futebol, Girabola
0

O Girabola entrou para a sua última jornada com o campeão ainda por definir, Petro de Luanda e Sagrada Esperança estavam empatados na liderança do campeonato com 67 pontos e quis o destino que a última jornada fosse jogada entre as duas equipas.

A equipa da Lunda-Norte acabou por vencer o encontro por 1-0, jogo disputado no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, e consequentemente sagrou-se campeã da época 2020/21 do Girabola, 16 anos depois.

O golo foi apontado aos 21 minutos por Luís Tati, após uma sequência de erros da defesa do Petro de Luanda. O jogo ficou marcado por uma polémica grande penalidade à favor da equipa da casa, que foi duramente protestada pela equipa visitante, levando inclusive a que a equipa abandonasse o relvado do estádio.

Depois de alguns minutos de suspense, a equipa do Sagrada Esperança aceitou a decisão do árbitro e voltou ao campo. Chamado a cobrar, Tiago Azulão não conseguiu converter a oportunidade em golo, Langanga defendeu o penalti.

O resultado não alterou até o final do encontro, a equipa de Roque Sapiri soube defender muito bem o resultado, uma característica que já se tornou referência, tendo em conta que detêm a melhor defesa do campeonato, com apenas 10 golos sofridos em 30 jogos. O Sagrada ainda viu um segundo golo ser anulado na primeira parte, de forma duvidosa, e uma bola a encontrar o poste da baliza de Elber, na segunda parte.

Tiago Azulão, avançado do Petro de Luanda, foi o melhor marcador da prova com 16 golos.

Como já é sabido, Sagrada Esperança e Petro de Luanda irão representar o país na Liga dos Campeões Africanos enquanto que o Primeiro de Agosto e o Bravos do Maquis jogarão a Taça das Confederações.

Santa Rita de Cássia do Uíge, Baixa de Cassanje de Malanje, e Ferrovia do Huambo, foram despromovidos ao segundo escalão.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.