Primeiro de Agosto sagra-se campeão do GirabolaZAP 2017

Primeiro de Agosto sagra-se campeão do GirabolaZAP 2017

- EmGirabola Zap
0

No início da época já se previam dificuldades para o campeão Clube Desportivo Primeiro de Agosto, após a perda das suas duas maiores armas ofensivas: Gelson Dala e Ary Papel.

Para piorar tudo, uma peça chave da manobra defensiva do 1º de Agosto acabava de sair do plantel, Jumisse, que na temporada passada garantia um meio campo bastante seguro, dando a chance dos mais criativos avançarem sem muitas preocupações.

O novo plantel veio recheado de homens para o ataque: Vado, Diogo Rosado, Rambé e Guelor, mas ficou claro que a qualidade não era a mesma. Isaac, um dos melhores laterais da época passada, sofreu uma lesão no início do campeonato e ficou afastado. No meio da época o guarda-redes Dominique decidiu voltar para a Europa e o D’Agosto tinha mais uma dor de cabeça, o treinador teve de apostar inclusive no 3º guarda-redes, Julião.

No entanto, nem todas notícias foram negativas, a defesa do 1º de Agosto ganhou um verdadeiro reforço, Bobó, o Congolês que viria a provar a sua utilidade na defesa e surpreendentemente no ataque, tendo decidido o jogo chave do campeonato, em que o 1º de Agosto venceu o Petro de Luanda, garantido a vantagem no confronto directo. Bobó conseguiu estar em sintonia com o capitão Dani Massunguna e os laterais, Natael e Paizo. Neste campeonato, Geraldo e Buá foram os mais regulares, Nelson mostrou que tem talento, mas pode evoluir muito mais. Destaque também para três jovens que foram bastante utilizados nesta época: Medá, Show e Macaia.

Como foi o jogo do título?

Tal como tem acontecido nos últimos anos no Girabola, o campeonato tem sido decidido nas últimas jornadas e cabia ao D’Agosto vencer o ASA e levar a taça para o Rio Seco.

Num jogo de nervos para o ASA (que luta para não ser despromovido), o D’Agosto teve poucas chances claras de golo e quando teve, Diogo Rosado não conseguiu finalizar, mas aos 43 minutos da partida, Gogoró conseguiu marcar, colocando a formação ‘militar’ na frente do marcador, que se manteve inalterado até final da partida.  Ambas equipes tiveram bastantes chances de marcar na segunda parte, mas os avançados não foram eficazes.

Crédito: Página Oficial do 1º de Agosto

O Petro de Luanda ainda tinha esperança, recebeu e bateu, no estádio 11 de Novembro, o Santa Rita de Cássia (equipe com passaporte carimbado para a segunda divisão). Resultado Final: Petro de Luanda 4-2 Santa Rita de Cássia. Com essa combinação de resultados, o 1º de Agosto fica com mais 3 pontos que o Petro e fez a festa a uma jornada do fim do campeonato.

Parabéns a Dragan Jovic, treinador do D’Agosto que conseguiu manter a equipe unida mesmo com várias baixas ao longo da época. O 1º de Agosto vence assim o seu 11º título no Girabola, ficando a 4 do seu mais directo rival, o Petro de Luanda.

Girabola com emoção até ao fim

A última jornada reserva uma luta no fim da tabela. Restam dois lugares para despromoção e quatro equipas ainda estão em risco.

Girabola

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *