Primeiro de Agosto e Petro de Luanda encontram oposição sul-africana nas competições da CAF

Primeiro de Agosto e Petro de Luanda encontram oposição sul-africana nas competições da CAF

- EmCAF, Destaque
0

Primeiro de Agosto e Petro de Luanda encontrarão pela frente equipas sul-africanas na próxima fase das respectivas competições africanas de clubes em que estão inseridos, um caminho difícil que terão de enfrentar para se chegar à fase de grupos.

Imagem extraída do Facebook oficial do CD Primeiro de Agosto

Depois de uma vitória confortável por 3-0 na primeira mão, em Luanda, o Primeiro de Agosto foi ao Zimbábue vencer o FC Platinum por 2-1 e garantir a qualificação para a fase seguinte (5-1 no agregado). O próximo adversário da equipa militar é o Bidvest Wits (África do Sul) que venceu o Pamplemousses SC (Maurícias) por 2-1.

Os Wits serão uma equipa difícil para o D’agosto, são os campeões em título da Premier League Soccer (campeonato sul-africano da primeira divisão), sendo que uma vitória nesta eliminatória garante a presença na fase de grupos da competição.

Não será a primeira vez que o D’agosto enfrentará uma equipa sul-africana nas competições africanas. Em 2003 os militares defrontaram o Mamelodi Sundowns na já extinta Taça CAF. As duas equipas venceram na sua respectiva casa por 2 a 0, sendo que os Sundowns acabaram por vencer a eliminatória nos penaltis por 9-8. A equipa do R-20 também já defrontou o Orlando Pirates, na fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos em 1997, onde acabou por vencer os dois jogos por 2-1.

O Petro de Luanda resolveu a sua eliminatória logo na primeira mão em Luanda, ao destruir o Master Security (Malawi) por 5-0. Para a segunda mão, Beto Bianchi não pode contar com Job por conta de uma lesão e sem grande pressão acabou empatando o jogo sem golos. O próximo adversário da equipa tricolor é o SuperSport United (África do Sul) que fará a sua estreia na competição.

Imagem extraída da página do Facebook do Petro de Luanda

As duas equipas já se encontraram antes nesta competição, em 2013 o Petro de Luanda empatou sem golos na primeira mão em Luanda e perdeu por 2-0 no jogo da segunda mão, em Pretória. O histórico dos tricolores com equipas sul-africanas nas competições africanas inclui também a partida de 2001 contra o Mamelodi Sundowns, a contar para a semi-final da Liga dos Campeões Africanos onde a equipa angolana perdeu a primeira mão em Pretória por 2-0 e recuperou da desvantagem em Luanda, vencendo pelo mesmo resultado. O jogo foi à penaltis e a equipa de Pretória acabou por ser mais feliz.

Clubes angolanos já viajaram para a África do Sul em sete ocasiões anteriores, tendo voltado com a vitória por duas vezes – quando o Sagrada Esperança venceu o Ajax Cape Town por 2-0 na Taça das Confederações em 2016 e na vitória do Primeiro de Agosto em 1997, conforme já referido acima. Segundo a história, o Petro de Luanda nunca conseguiu eliminar uma equipa sul-africana, não foi bem sucedido nas duas oportunidades que teve, esperemos que à terceira seja de vez.

O Bidvest Wits está sediado em Joanesburgo enquanto que o Mamelodi Sundowns tem a sua base em Pretória.

Ambas equipas angolanas jogam a primeira mão em casa no dia 6 de Março (data por confirmar).

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *