Perfil: Josep Clarós, o novo treinador da selecção angolana masculina de basquetebol

Perfil: Josep Clarós, o novo treinador da selecção angolana masculina de basquetebol

- EmBasquetebol, Destaque
0

Angola tem tradição no Basquetebol Africano, 11 títulos continentais servem para lembrar a qualquer amante desta modalidade, como Angola era dominante.

Este ano o Afrobasket está de volta e Angola está qualificada. Depois da saída de William Voight , o comando da selecção sénior masculina de basquetebol ficou sem um responsável permanente.

Durante esta semana, a espera acabou e foi anunciado o novo seleccionador nacional: Josep Clarós.

Mas, quem é Josep Clarós ?

De nacionalidade espanhola, Josep Clarós, de 52 anos de idade, é o novo técnico da selecção angolana masculina de basquetebol. A Federação Angolana de Basquetebol partilhou o perfil do treinador:

Curiosidades

Josep  Clarós foi banido para sempre da NBL (Liga profissional do Canadá) após uma luta entre as delegações do clube (Halifax Raimen) e o adversário ( Windsor Express) antes do jogo 7 das finais de 2015. Após a confusão, Clarós e a sua equipe se recusaram a jogar, por motivos de segurança. A liga Canadense deu o título à equipe adversária. O facto curioso é que ainda assim, Josep Clarós foi considerado o treinador do ano.

Última experiência com selecções nacionais

Em 27 de março de 2015, Josep Clarós, que planeava treinar a equipe nacional do Egipto no Afrobasket 2015 e, potencialmente, nos Jogos Olímpicos de 2016, confirmou que não o faria. Desde então, o treinador orientou 4 clubes na Ásia, até assumir em 2019 a selecção do Bahrain.

Últimas equipes orientadas por Josep Clarós

2015–2016 Al-Muharraq SC
2016 Rizing Fukuoka
2016–2017 Manama Club
2017–2019 Akita Northern Happinets
2019 Bahrain (Selecção Nacional)
2020 Rizing Zephyr Fukuoka

Nesta fase, os objectivos para o novo treinador parecem claros:

Competir no pré-olímpico de Kaunas, na Lituânia, de 29 de Junho a 4 de Julho para uma vaga nos jogos olímpicos. Revalidar o título no Afrobasket de Kigali, no Rwanda, de 24 de Agosto a 4 de Setembro.

Josep Clarós assinou um contrato válido por quatro meses, e é aguardado, em Angola, no dia 24 de Maio, e, um dia depois, vai anunciar a lista dos convocados para o pré-olímpico de Kaunas, na Lituânia

 

[Fontes]: Japan Times | CBC

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.