Torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 tem os grupos sorteados

Torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 tem os grupos sorteados

- EmFutebol
0

O futebol é um dos 33 desportos que se realizarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e embora a cerimónia de abertura do evento esteja marcada para o dia 23 de Julho (sexta-feira), a acção futebolística começará dois dias antes, na quarta-feira 21 de Julho. O torneio feminino será o primeiro a ser disputado neste dia, com seis jogos, a serem realizados no estádio Sapporo Dome, Miyagi Stadium e Tokyo Stadium.

Os homens sobem ao relvado no dia seguinte, na quinta-feira 22, nos mesmos locais, juntamente com o Estádio Internacional de Yokohama, para facilitar os dois jogos adicionais.

Olympic Draw Stage

A competição feminina contará com 12 selecções, divididas em três grupos de quatro. As duas primeiras equipas de cada grupo apuram-se automaticamente aos quartos-de-final, e as duas vagas restantes irão para os dois melhores terceiro lugar da primeira fase. As duas semi-finalistas derrotadas disputarão uma partida de medalha de bronze na véspera da partida da medalha de ouro, que terá lugar na sexta-feira 6 de Agosto.

Os Estados Unidos iniciarão a sua campanha contra a equipa que as expulsou do Rio 2016: a Suécia. As actuais campeãs do mundo perderam para a Suécia nos penaltis nos quartos-de-final no Rio, pondo fim às suas esperanças de um quarto ouro consecutivo.

A Alemanha, medalhista de ouro no Rio de Janeiro, não se classificou, tendo sido derrotada pela Suécia nas quartas-de-final do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2019.

A Zâmbia será a única representante africana no torneio, depois de vencer o torneio de apuramento da CAF. Os Camarões, segundo qualificado no zonal de apuramento perdeu frente ao Chile, segundo classificado no zonal de apuramento da CONMEBOL por 2-1 em Antalya, Turquia, e ficou de fora da competição. As Chilenas irão participar no torneio de futebol olímpico feminino pela primeira vez.

O Japão, anfitrião, vai dar o pontapé de saída contra o Canadá.

Confira abaixo os grupos sorteados:

Image

Haverá 16 equipas a competir na primeira fase da competição masculina, divididas em quatro grupos de quatro, em formato todos contra todos. As duas primeiras equipas de cada grupo qualificar-se-ão para os quartos-de-finais do torneio. A partir daqui, segue a mesma estrutura que as mulheres, com a disputa da medalha de ouro a ter lugar no sábado 7 de Agosto.

O Brasil defenderá o seu título em Tóquio depois de ter passado pelas eliminatórias da CONMEBOL no ano passado, juntamente com a Argentina. O vice-campeão no Rio 2016, a Alemanha, está na esperança de conseguir um lugar melhor no Japão.

Egipto, Costa do Marfim e África do Sul são as equipas africanas presentes neste torneio. Qualificaram-se directamente para os Jogos Olímpicos depois de terminarem nas posições cimeiras do CAN 2019 dos Sub-23.

No primeiro jogo do torneio masculino, o México jogará contra a França a 22 de Julho de 2021 no Estádio de Tóquio, com o anfitrião Japão a enfrentar a África do Sul mais tarde nesse mesmo dia.

Veja como ficaram os grupos:

Image

 

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.