Parece ser uma história saída de um filme, mas eis uma situação um pouco inusitada: Dallas Mavericks e os New York Knicks já sabiam que Kristaps Porzingis está como arguido numa alegação de estupro, quando ele foi trocado na última Deadline da NBA.
E segundo ainda o jornalista Adrian Wojnarowski, até o escritório da NBA também já sabia desse caso chocante.
On the February trade call to finalize the Dallas-New York deal, the Knicks informed the Mavericks of the pending rape allegation against Kristaps Porzingis, league sources tell ESPN. The league office had been previously made aware of the allegations.
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) March 31, 2019
O incidente de estupro, de acordo com o jornal New York Post, aconteceu no dia 07 de Fevereiro de 2018 horas depois de Kristaps ter sofrido uma lesão no ACL. A vítima foi convidada pelo jogador a ir até a sua casa, no Sky Building em Manhattan, e disse que manteve-se calada durante esse todo tempo porque o jogador prometeu dar a ela 68.000 dólares, para pagar a faculdade do seu irmão. Segundo um inspector-chefe da polícia de New York, o relato da mulher “é credível”.
De ressaltar que desde que foi trocado para os Mavericks, Porzingis ainda não fez nenhum jogo visto que está a tentar recuperar-se da mesma lesão.
Explosive report from the @nypost: NYPD probing rape claim against former Knicks star Kristaps Porzingis
I will be very curious to see how Mark Cuban handles this… https://t.co/g1mVuZVAGs
— Jennifer X. Williams (@JenXperience) March 30, 2019
O dono da equipa de Dallas, Mark Cuban, disse que “todo pessoal da equipa foi aconselhado a não falar sobre esse assunto, instruindo pelos agentes federais”, em um email enviado ao jornal de New York.
O advogado de Porzingis divulgou uma declaração na noite de ontem, e negou as alegações. Ele também disse que já havia encaminhado o caso para as autoridades federais em dezembro de 2018.
“Estamos cientes da queixa que foi feita contra o Sr. Porzingis na sexta-feira e negamos inequivocamente as alegações, ” disse Roland G. Riopelle. “Fizemos um encaminhamento formal para a aplicação da lei federal em 20 de dezembro de 2018, com base nas demandas extorsão do acusador. Também alertamos a Associação Nacional de Basquete(NBA) meses atrás e eles estão cientes da investigação em curso do acusador pela aplicação da lei federal. Não podemos comentar mais sobre uma investigação federal em andamento. Por favor, consulte quaisquer perguntas para o Federal Bureau de investigação(FBI) ou a Associação Nacional de Basquete(NBA). “
Statement from Kristaps Porzingis’ attorney Roland G. Riopelle, obtained by @IanBegley: pic.twitter.com/gHVjk3RfP3
— Tim MacMahon (@espn_macmahon) March 31, 2019
Porzingis foi enviado para a equipa de Dallas com Courtney Lee e Tim Hardaway Jr. em troca de duas picks futuras do Draft, além de Dennis Smith Jr, DeAndre Jordan, e Wesley Matthews. Essa notícia é muito mal para Cuban e a sua franquia, que já foi investigados por má conduta do local de trabalho no género, especificamente sobre o assédio e hostilidade para com as mulheres.