Há pouco menos de um mês da segunda edição do FIBA AfroCan, oito das doze equipas participantes ficaram a conhecer os seus adversários, durante o sorteio realizado em Maputo, Moçambique.
O FIBA AfroCan, competição quadrienal destinada a jogadores africanos que actuam no continente africano, vai decorrer em Angola entre os dias 8 e 16 de julho.
O sorteio distribuiu as 12 equipas qualificadas em quatro grupos de três equipas cada. Angola, equipa anfitriã, ficou no Grupo B juntamente com o Mali e uma selecção convidada, ainda por anunciar. A República Democrática do Congo, actual campeã , ficou no Grupo D, ao lado de Moçambique e Camarões.
As equipas foram sorteadas da seguinte forma:
No Grupo A, o Quénia, vice-campeão de 2019, defronta o Gabão. O Grupo A ficará completo com o vencedor do playoff entre a Guiné, da Zona 2, e uma equipa da Zona 3. No Grupo C, Marrocos é a única selecção já garantida, aguardando apenas pelos vencedores das eliminatórias das Zonas 1 e 5.
Na próxima semana, Argélia e Tunísia lutarão pela vaga dedicada à Zona 1 e cinco equipas reunir-se-ão em Dar es Salaam, na Tanzânia, no final deste mês, para encontrar o representante da Zona 5 para o torneio de Angola.
Os vencedores de cada grupo avançarão directamente para os quartos-de-final, enquanto as equipas que terminarem em segundo e terceiro lugar jogarão uma ronda de qualificação conforme o emparceiramento abaixo. Os vencedores qualificam-se para os quartos-de-final.
A2 vs B3
B2 vs A3
C2 vs D3
D2 vs C3.
Os vencedores dos quartos-de-final passam às meias-finais, enquanto as equipas derrotadas disputarão os jogos de classificação do 5º ao 8º lugares.
O jogo de classificação para o terceiro lugar e a final serão disputados no último dia de competição (16 de julho).