Há três dias do sorteio para a fase de grupos do Campeonato do Mundo de 2018, na capital Russa, o famoso Metro de Moscovo foi palco para a apresentação da última arte visual do evento. O cartaz oficial da edição de 2018 foi feito pelo renomado artista russo Igor Gurovich que escolheu o lendário guarda-redes soviético Lev Yashin como figura central de seu trabalho.
Yashin jogou em quatro Campeonatos do Mundo da FIFA – 1958, 1962, 1966 e 1970 – e continua a ser o único guarda-redes na história do futebol a vencer o Ballon d’Or. No cartaz, ele está vestido com a sua roupa tradicional, camisola e calção pretos, uma liga no joelho e o seu famoso boné. O cartaz mostra ele alcançar a bola, uma metade dela é uma bola de futebol típica da era de Yashin, a outra metade representa a vasta massa terrestre da Rússia vista do espaço, reflectindo assim uma inspiração chave da marca “2018 FIFA World Cup”, a das conquistas russas na exploração espacial.
Os cartazes dos Campeonatos do Mundo da FIFA há muito que são considerados verdadeiras obras de arte, atraindo o interesse de comerciantes, coleccionadores, membros da comunidade artística e fãs de futebol de todo o mundo.
Dos 21 cartazes já feitos até agora, qual foi o teu favorito?
Fonte: FIFA