FIBA actualiza calendário de competições devido ao coronavírus

FIBA actualiza calendário de competições devido ao coronavírus

- EmBasquetebol, Destaque
0

A Comissão Executiva da FIBA reuniu-se na última quinta-feira por videoconferência para uma reunião extraordinária sobre o impacto da actual pandemia do COVID-19 no seu calendário.

A mais recente reunião do Conselho Executivo confirmou a suspensão de todas as competições da FIBA, e delegou também o Comité Executivo da FIBA a fazer os ajustes necessários ao calendário da FIBA inicialmente aprovado pelo Conselho Executivo em 2015, na sequência da alteração das datas para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A FIBA recebeu de bom grado a confirmação das datas revistas para Tóquio 2020 na semana passada, 23 de Julho a 8 de Agosto de 2021, e agradeceu ao Comité Olímpico Internacional (COI) pela sua colaboração e resolução atempada desta complexa situação.

Após uma análise cuidadosa dos cenários possíveis e seguindo as recomendações dos Gabinetes Regionais e da Comissão de Competições, o Comité Executivo da FIBA fez os seguintes ajustes ao calendário:

Torneios de Seniores Masculino

Os Torneios Olímpicos de Qualificação, onde a selecção nacional irá participar, serão disputados no período entre 22 de Junho e 4 de Julho de 2021 (datas exactas pendentes da aprovação do COI).

O FIBA EuroBasket 2021 e a FIBA AmeriCup 2021 são reprogramados para o período entre 1-18 de Setembro de 2022.

O FIBA Afrobasket 2021 (24 de Agosto – 5 de Setembro) e o FIBA Asia Cup 2021 (17-29 de Agosto) foram adiados por uma e duas semanas, respectivamente, em Agosto de 2021, para evitar choques de datas com os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Torneios de Seniores Feminino

O FIBA AmeriCup Feminino 2021 foi reagendado para 20-27 de Junho de 2021, antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio e em datas semelhantes aos do FIBA EuroBasket Feminino 2021 (17-27 de Junho de 2021).

As quatro Taças Continentais Femininas irão qualificar um total de 16 equipas que irão competir nos Torneios de Qualificação para o Campeonato do Mundo de Basquetebol Feminino da FIBA, em Fevereiro de 2022.

As datas de todos os outros torneios seniores da FIBA a nível mundial e continental, bem como as suas qualificações, para o período 2020 – 2023, permanecem sem alterações.

Campeonato do Mundo de Juniores da FIBA

O Campeonato do Mundo de Basquetebol FIBA Sub-17 marcado para este ano, na Bulgária, foi reagendado para as mesmas datas que o Campeonato do Mundo de Basquetebol Sub-17 Feminino, na Roménia (15-23 de Agosto). Uma decisão final sobre estes torneios será tomada em meados de Maio, dependendo da evolução da pandemia da COVID-19.

A Comissão Executiva vai continuar a acompanhar diariamente a situação do COVID-19 e avaliar as opções para o levantamento da suspensão das competições da FIBA, quando a situação o permitir.

 

Fonte: FIBA

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.