A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) liquidou na quarta-feira todas as dívidas que tinha com os jogadores da selecção nacional sénior masculina de basquetebol. As dívidas eram referentes aos prémios da fase de apuramento para a disputa da 18ª edição do campeonato do mundo sénior masculino de basquetebol, a decorrer de 31 deste mês à 15 de Setembro, na China.
Com esta questão totalmente resolvida, estão reunidas todas as condições para que o grupo de trabalho dê continuidade aos trabalhos, sem interrupções, principalmente depois dos jogadores terem condicionado o arranque dos respectivos trabalhos até ao dia 27 do mês passado. Em declarações à imprensa angolana, o porta-voz do grupo, o extremo-poste Leonel Paulo, falou em nome da equipa e assegurou ter sido depositado o dinheiro na sua conta, cabendo-lhe a responsabilidade de transferir os montantes correspondentes a cada jogador.
“Aguardo apenas que me sejam fornecidos os dados dos colegas para deste modo efectuar as transferências bancárias com os valores que por direito cabe a cada um”, garantiu.
MAIS: Angola: Operação Mundial de Basquetebol 2019 já começou
No dia de ontem, os jogadores pré-convocados voltaram a trabalhar em regime bi-diário, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela. Trabalho técnico e táctico, bem como o potenciamento dos índices físicos, têm marcado as sessões da equipa às ordens do Coach Voigt. Junto com o renomado técnico americano, têm trabalhado os jogadores Gerson Domingos (base), Leandro Conceição (extremo-base), Gerson Gonçalves, Malick Cissé, Carlos Morais, Benvindo Quimbamba, José António e Júlio Clever Afonso (extremos), Reggie Moore e Leonel Paulo (extremo-postes), Hermenegildo Mbunga e Jone Pedro. Nos jogadores ausentes dos trabalhos está o poste Yannick Moreira, acometido de malária, e Olímpio Cipriano, por só a dias ter regressado ao país. Eduardo Mingas ainda é uma incógnita se vai ou não juntar-se ao grupo, por causa do passamento físico do seu pai.
MAIS: Eduardo Mingas pode falhar o campeonato do mundo de basquetebol China 2019
Para o Campeonato do Mundo da FIBA 2019, Angola ficará na cidade de Foshan, e defronta na primeira fase do Grupo D a Sérvia (31 de Agosto), a Itália (2 de Setembro) e as Filipinas (4 de Setembro).