FC Barcelona altera calendário da Liga dos Campeões Africanos

FC Barcelona altera calendário da Liga dos Campeões Africanos

- EmFutebol
0

O campeão da Premier Soccer League (primeira divisão sul-africana de futebol), Mamelodi Sundowns, enfrentará (ao que tudo indica) o gigante espanhol FC Barcelona num amistoso a decorrer no Estádio FNB, em Joanesburgo, à 16 de Maio, um jogo que servirá para comemorar o centenário do herói sul-africano, já falecido, Nelson Mandela, confirmou a equipa de Pretória no final de semana, em parceria com a fundação Nelson Mandela.

“O plano era fazer o anúncio na segunda-feira em Espanha. De alguma forma, ele chegou ao domínio público e as pessoas têm feito muitas perguntas”, disse o dono do Sundowns, Patrice Motsepe à uma rádio local.

Num jogo que tinha tudo para ser mais um amistoso de final de época entre um clube da elite europeia e um clube africano, de promoção da imagem do país e do continente, ganha contornos polémicos alheios à equipa Culé.

Tudo começa quando há uma sobreposição de datas. É que no mesmo dia já o Sundowns tinha um jogo agendado a contar para a Liga dos Campeões Africanos frente aos Horoya AC da Guiné Conacri, jogo este que foi alvo de um pedido de alteração de data por parte do campeão sul-africano à CAF (órgão que rege o futebol africano), evocando o sempre “decisivo” amistoso com o Barcelona, pedido este estranhamente aceite, ficando assim o jogo adiado para o dia 22 de Maio às 16 horas. A equipa sul-africana terá que pagar apenas as despesas extras com a produção de tv.

De acordo ao TimesLive, o presidente da CAF, Ahmad Ahmad e Gianni Infantino, presidente da FIFA, se farão presentes no jogo. Diz-se também que Ahmad aproveitará para fazer algum lobby no sentido de posicionar melhor o Reino do Marrocos para sediar a Copa do Mundo de 2026.

Entretanto, estamos todos à espera que o recém coroado campeão espanhol emita um comunicado oficial a confirmar (ou não) o jogo. Se se confirmar, esta será a segunda visita do Barcelona à Mzansi, depois de em 2007 ter vencido também o Mamelodi Sundowns por 2-1, com golos de Santiago Ezquerro e Marc Crosas, ambos assistidos por Ronaldinho Gaúcho.

Será quem um amistoso de celebração é tão importante quanto um jogo a Liga dos Campeões Africanos, previamente agendado? Em África tudo acontece. Como entidade reguladora do futebol africano, a CAF não defendeu os interesses africanos mas sim dos sul-africanos, o cumprimento minucioso do calendário previamente definido para toda e qualquer competição africana deve ser regra, excepto se acontecer alguma catástrofe natural ou social.

Se nós não dermos o devido valor e dignidade às nossas competições, com certeza não será o Barcelona a fazer (até a altura da publicação deste artigo, o clube catalão não havia confirmado a realização deste jogo). Se na Europa este tipo de acontecimentos não se verificam, porque será que permitimos este tipo de desvalorização em nossa casa?

Os comentários principalmente da comunidade sul-africana vêem crescendo pois é realmente um acontecimento no mínimo caricato.

De realçar que em 2013 a PSL negou ao Ajax Cape Town a oportunidade de jogar contra o Liverpool com a justificação de que a época ainda não havia terminado.

O Barcelona trará as suas maiores estrelas segundo a BBC, parte do acordo para o evento é que os campeões da La Liga enquadrem nas suas fileiras estrelas como Lionel Messi e Luis Suárez, no entanto, com a Copa do Mundo ao virar da esquina, vamos ver quanto tempo estes jogadores estarão em campo.

E assim os interesses nacionais foram salvaguardados, quem sabe o nosso Agostinho Neto tenha um presente destes um dia destes.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *