FAF não pretende encontrar o campeão do Girabola Zap na secretaria

FAF não pretende encontrar o campeão do Girabola Zap na secretaria

- EmDestaque, Futebol, Girabola Zap
0

A Federação Angolana de Futebol (FAF) não prevê, para já, a criação de cenários que permitam a atribuição antecipada do título do Girabola Zap, caso as autoridades de Saúde decidam prolongar as medidas de prevenção contra a pandemia do Covid-19. Quem o diz é Rui Costa, secretário-geral do órgão reitor da modalidade no país.

De acordo com Rui Costa, a actual situação recomenda aos agentes desportivos alguma ponderação, em virtude de estar em vigor o Estado de Emergência, decretado pelo Presidente da República, e por não existir um horizonte temporal para o retorno do país à normalidade. “É extemporâneo analisar esta vertente. Estamos a cumprir 15 dias que poderão ser ou não prorrogados. Devemos, no mínimo, aguardar por este tempo”, disse, de forma lacónica, o secretário-geral da FAF, em conversa mantida com o Jornal de Angola, via WhatsApp.

Instado a comentar a possibilidade de a federação ser obrigada a antecipar o campeão, por intermédio de uma finalíssima entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, dupla privilegiada na discussão do título, Rui Costa afastou a probabilidade de a FAF decidir sozinha.

“Estas decisões não se tomam de forma isolada”, disse, categórico, deixando transparecer a ideia de que qualquer medida proveniente da federação, sobre o futuro do Girabola Zap e de outros campeonatos sob a sua égide, como a Segunda Divisão, dependerá igualmente de uma comunicação oficial das instituições de Saúde ou do Executivo, sobre as incidências da pandemia no país.

Suspenso desde o passado dia 21 de Março, após alguns jogos à porta fechada, na sequência do despacho exarado pelo Ministério da Juventude e Desportos, a ordenar a interrupção de todas as actividades desportivas e treinos no país, o desfecho do Girabola Zap 2019/2020 tem suscitado enorme ansiedade por parte dos aficcionados da modalidade.

Disputadas que estão 25 jornadas, persiste a indefinição em relação ao provável campeão. O Petro de Luanda lidera o campeonato, com 54 pontos, seguido do 1º de Agosto, com 51, embora com menos um jogo. Na próxima ronda (26ª), militares e tricolores defrontam-se para o desafio mais aguardado da época e que pode decidir o título.

Fonte: Jornal de Angola

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.