CONCACAF apresenta nova fase de qualificação para o Mundial

CONCACAF apresenta nova fase de qualificação para o Mundial

- EmFutebol
0

A Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) anunciou ontem o novo formato das eliminatórias para o Campeonato do Mundo da FIFA 2022. A competição reestruturada será dividida em duas partes, que acontecerão simultaneamente durante as janelas de jogos da FIFA em 2020 e 2021.

A primeira parte das eliminatórias da Concacaf, será disputada em formato hexagonal entre as seis principais federações afiliadas à Concacaf, com base no Ranking da FIFA publicado após os jogos de junho de 2020. As partidas serão jogadas num sistema de todos contra todos, jogados em duas mãos durante as janelas de jogos da FIFA de setembro, outubro e novembro de 2020 e março e setembro de 2021, as três melhores selecções se classificarão directamente para o Mundial do Catar em 2022.

A segunda parte das eliminatórias, será disputada em uma fase de grupos e eliminatórias, envolverá as Associações Membro da Concacaf classificadas entre 7 e 35, de acordo com o ranking da FIFA publicado após a janela de jogos de junho de 2020. Para a fase de grupos, as 29 Associações Membros da Concacaf participantes serão divididas em oito grupos (cinco grupos de quatro selecções e três grupos de três selecções). Depois de jogarem as duas mãos nas “datas FIFA” de setembro, outubro e novembro de 2020, os primeiros colocados de cada um dos oito grupos se classificarão para a fase eliminatória.

Os quartos de final, as semifinais e a final da fase eliminatória serão disputadas em formato de eliminação directa, em casa e fora de casa, durante as janelas de jogos da FIFA de março, junho e setembro de 2021.

O vencedor da fase das eliminatórias enfrentará o quarto colocado do Grupo Hexagonal para determinar o representante da Concacaf na repescagem intercontinental da FIFA. As partidas da repescagem entre os dois representantes da Concacaf acontecerão durante a janela de jogos da FIFA de outubro de 2021.

“Este novo formato de classificação para a Copa do Mundo da FIFA, baseado nas classificações da FIFA, faz com que todos os jogos competitivos contem. Além da Liga das Nações Concacaf e da nossa Copa Ouro, ela elevará os padrões de jogo a níveis sem precedentes e desenvolverá o desporto em toda a região. Fortalecer as principais nações da Concacaf no cenário global e, ao mesmo tempo, dar às nações emergentes do futebol a chance de perseguir seus sonhos de disputar um Campeonato do Mundo”, disse o presidente da Concacaf, Victor Montagliani.

A data, o local e os procedimentos para o sorteio que determinará os grupos e a programação das partidas do Hexagonal serão anunciados ainda este ano.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.