Campeonato do Mundo 2018: Quem ainda pode se qualificar para a fase seguinte?

Campeonato do Mundo 2018: Quem ainda pode se qualificar para a fase seguinte?

- EmCampeonato do Mundo, Futebol
0

Terminou ontem a segunda jornada da fase de grupos do Campeonato do Mundo de 2018, algumas selecções já garantiram a passagem para a fase seguinte, faltando apenas decidir a posição, enquanto que outras ainda lutam por uma vaga para os oitavos-de-final da competição.

Rússia, Uruguai, França, Croácia, Bélgica e Inglaterra já têm os seus lugares garantidos nas eliminatórias. Egipto, Marrocos, Arábia Saudita, Perú, Costa Rica, Tunísia, Panamá e Polónia podem já ligar para as companhias aéreas e marcar a data de regresso à casa.

Em caso de igualdade pontual na última jornada, que é um cenário muito provável em vários grupos, os critérios de desempate da FIFA estão definidos na seguinte ordem:

  1. Diferença de golos
  2. Golos marcados
  3. Confronto directo
  4. Diferença de golos no confronto directo
  5. Golos marcados no confronto directo
  6. Pontos de fair play
  7. Sorteio

O sistema de pontos de fair play tem a ver com a disciplina (cartões) de cada equipa. Cada cartão amarelo equivale a -1 ponto, cartão vermelho por acumulação de amarelos são -3 pontos, vermelho directo custam -4 pontos, enquanto que um cartão amarelo seguido de um vermelho directo é punido com -5 pontos.

Mas então, o que cada equipa precisa fazer para garantir um lugar na próxima fase?

 

GRUPO A

– Uruguai e Rússia já se qualificaram para a fase seguinte, quem vencer o jogo entre eles ficará com a primeira posição do grupo.
– Em caso de empate, a Rússia terminará na liderança do grupo por ter mais golos marcados.
– Egipto e Arábia Saudita já têm data marcada para regressarem à casa.

 

GRUPO B

– Portugal precisa apenas de um empate contra o Irão para se qualificar. Se Portugal perder, ainda poderá se qualificar se a Espanha perder por mais de 2 golos.
– Espanha precisa apenas de um empate contra o Marrocos para se qualificar. Se a Espanha perder, ainda poderá se qualificar se a Portugal perder por mais de 2 golos.
– Se Portugal e Espanha perderem a equipa com o pior resultado ficará em terceiro lugar. Se Portugal e Espanha vencerem, a equipa que tiver a vitória mais gorda terminará na liderança do grupo. Espanha e Portugal estão empatadas em quase todos os registos, separadas apenas por questões disciplinares (Portugal tem dois cartões amarelos enquanto que a Espanha tem apenas 1), se até nisso terminarem empatados então será feito um sorteio.
– Irão precisa vencer Portugal para garantir a qualificação. Um empate contra a selecção das Quinas seria favorável apenas se a Espanha perdesse para o Marrocos por mais de dois golos.
– A selecção de Marrocos já está eliminada da competição e irá apenas cumprir calendário.

GRUPO C

– A França já está qualificada e precisa apenas de um ponto contra a Dinamarca terminar na liderança do grupo.
– A Dinamarca precisa apenas de um ponto para se qualificar, mas uma vitória contra a França os levaria à liderança do grupo. Em caso de derrota, a Dinamarca ainda consegue se qualificar caso o Perú vença a Austrália.
– A Austrália precisa bater o Perú e esperar que a Dinamarca perca para poder se qualificar.
–> Se a Austrália vencer e a Dinamarca perder pela mesma margem de golos, então a Austrália passa devido a quantidade de golos marcados.
–> Se os dois jogos terminarem com uma margem de um golo de diferença e a Dinamarca marcar o mesmo número de golos que a Austrália (por exemplo, a Dinamarca perder 2-1 e a Austrália vencer 1-0) as duas nações terminaram com igual registo em todos os critérios, excepto o Fair Play. Neste caso, a Austrália estaria em vantagem por ter a pontuação de -3 enquanto que a Dinamarca tem -4 (se até nisto terminarem empatados então será feito um sorteio).
–> Se Austrália vencer por diferença de um golo e a Dinamarca perder pela mesma diferença mas ainda assim marcar mais golos que a Austrália (por exemplo, se Austrália vencer por 1-0 e a Dinamarca perder por 3-2) então a Dinamarca avança por ter mais golos marcados.
-> Se a Dinamarca perder por dois golos e a Austrália vencer pelo mesmo número de golos, então os Socceroos avançam à fase seguinte.
– O Perú já está eliminado e irá apenas cumprir calendário.

GRUPO D

– A Croácia já se qualificou e precisa apenas de um empate frente a Islândia para terminar na primeira posição do grupo, apesar de que pelo número de golos marcados têm praticamente este lugar garantido.
– A Nigéria precisa vencer a Argentina para garantir um lugar na próxima fase, embora que um empate será suficiente desde que a Islândia não vença a Croácia.
– Argentina tem de vencer a Nigéria e esperar que a Islândia não vença a Croácia para poder se qualificar. Se as duas selecções vencerem, a Argentina precisará golear a Nigéria para poder passar, uma vez que a sua diferença de golos não é das melhores. Se as duas nações terminarem com os mesmos registos, estarão apenas separadas por questões disciplinares. Neste momento a Argentina tem 3 cartões amarelos e a Islândia não tem nenhum.
– Islândia precisa vencer a Croácia e esperar que a Nigéria não vença a Argentina. Se a Nigéria empatar, a Islândia precisará vencer por no mínimo dois golos para igualar a diferença de golos, e então iriam para o confronto directo para desempatar, onde a Nigéria leva vantagem. Se a Argentina vencer, a Islândia também terá de o fazer e pela mesma margem de golos, ou superior para garantir a segunda posição.

GRUPO E

– Brasil precisa apenas de um ponto contra a Sérvia para garantir uma vaga na próxima fase. Caso perca o último jogo, a selecção canarinha ainda conseguiria passar em segundo lugar se a Suiça também perdesse pela mesma margem de golos ou superior.
– A Suiça precisa de um empate contra a Costa Rica para assegurar um lugar, mas também consegue avançar com uma derrota caso a Sérvia perca contra o Brasil. Se a Suiça perder por um golo e a Sérvia empatar, a vaga será decidida pelo número de golos marcados. Se estiverem empatados no número de golos marcados então será decidido no confronto directo, com vantagem para a Suiça. Se a Suiça perder por dois golos, só conseguirão se qualificar ser se a Sérvia perder.
– A Sérvia se qualifica com uma vitória sobre o Brasil, um empate só seria vantajoso caso a Suíça perca por mais de dois golos de diferença.
– Costa Rica já está eliminada e irá apenas cumprir calendário.

GRUPO F

– O México precisa de um empate contra a Suécia para avançar para a próxima fase como líder do grupo. Caso ainda conseguem passar se a Alemanha também perder.
– A Suécia terão um lugar garantido na próxima fase caso vençam o México ou consigam um resultado melhor que a Alemanha. Se vencerem o México e a Alemanha perder com a Coreia, terminam a fase de grupos na primeira posição.
– Alemanha precisa vencer ou apenas fazer melhor que a Suécia para garantir a qualificação.
– Se tanto a Alemanha como a Suécia empatarem, a equipa com o maior número de golos marcados terminará o grupo na segunda posição. Se tiverem o mesmo número de golos, a Alemanha avança graças ao confronto directo.
– A Coreia do Sul precisa ganhar a Alemanha por dois ou mais golos e esperar que a Suécia perca com o México para poder se qualificar.

GRUPO G

– Inglaterra e Bélgica já se qualificaram para a fase seguinte, quem vencer o jogo entre eles ficará com a primeira posição do grupo.
– Em caso de empate, a primeira e a segunda posição do grupo será decidida pelo fair play. Neste momento a Inglaterra tem dois cartões amarelos enquanto que a Bélgica tem 3. Se ainda assim terminarem empatados haverá sorteio.
– Panamá e Tunísia já compraram os bilhetes de passagem para regressarem à casa.

GRUPO H

– Japão precisa de pelo menos um empate contra a Polónia para passar à fase seguinte. Caso percam, ainda conseguem passar se a Colômbia também perder. Com uma vitória passam definitivamente de fase e serão líderes caso o Senegal perca pontos.
– Senegal precisa de apenas um ponto contra a Colômbia para se qualificar, uma derrota não seria mau de todo caso o Japão também perca. Para acabarem na liderança do grupo só precisam fazer melhor que o Japão.
– A Colômbia precisa bater o Senegal para continuar na competição. Um empate também serve, mas apenas se o Japão perder com a Polónia. Se por acaso vencerem o jogo e o Japão perder, passarão para a fase seguinte como líderes do grupo.
– Se tanto o Japão como o Senegal empatarem os seus respectivos jogos, as duas selecções avançarão para a fase seguinte e a que tiver maior número de golos marcados terminará no primeiro lugar. Se as duas nações tiverem o mesmo número de golos marcados, então o desempate será feito pelo sistema de fair play e só depois por sorteio.
– Se tanto o Japão como o Senegal vencerem os seus respectivos jogos, as duas selecções avançarão para a fase seguinte e a que vencer pela maior margem de golos terminará no topo do grupo. Se as duas nações vencerem com mesmo resultado, então o desempate será feito pelo sistema de fair play e só depois por sorteio.
– Se tanto o Japão como o Senegal perderem os seus respectivos jogos, então a Colômbia vencerá o grupo. O segundo lugar ficará com a selecção que perder pela menor margem de golos. Se as duas nações perderem pelo mesmo resultado, então o desempate será feito pelo sistema de fair play e só depois por sorteio.
– Neste momento, o Japão tem vantagem sobre o Senegal, uma vez que tem -3 pontos de fair play enquanto que o Senegal tem -5 pontos.
– A Polónia viaja para casa no dia seguinte ao jogo com o Japão.

Nota: Na altura da escrita deste texto, ainda não se sabia o desfecho dos jogos do Grupo A

 

Fonte: ESPN

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *