Pró Desporto

Cabo Ledo acolhe SSW – o maior festival de surf em Angola

Cabo Ledo acolhe, de 13 a 15 de Outubro, a quinta edição do SSW (Social Surf Weekend), o maior festival de surf em Angola. São esperadas centenas de pessoas na Praia dos Surfistas para um fim-de-semana dedicado à cultura do surf, à espiritualidade e à sustentabilidade. Um acampamento gigante, onde a boa onda e a competição vão coexistir em harmonia, com sessões de meditação, aulas de yoga, cinema ao ar livre, entre outras surpresas – tudo num ambiente de constante animação, com o carimbo Social Team.

Desde a estreia em 2013, o SSW contribui, a cada ano que passa, de forma activa para a progressão do surf, para sustentabilidade e consciência ambiental, dando a conhecer a modalidade ao país, atraindo novos talentos nacionais e internacionais às praias angolanas.

Foi assim que nasceram os “Terríveis Jagas de Cabo Ledo”. Um grupo de miúdos locais “tomava” conta da Praia dos Surfistas e descobriu o surf com pranchas improvisadas a partir de tábuas de madeira, aprendendo depois a manobrar com surfistas estrangeiros. Hoje, os “Terríveis Jagas de Cabo Ledo” são tricampeões do SSW.

«Como atleta noutra modalidade, orgulho-me de fazer parte da organização do SSW e de projectar Angola nesta modalidade desportiva, mas sobretudo de criar laços e impulsionar as comunidades locais à prática do surf», considera Deborah Almeida, do Social Team Angola.

A 120 km de Luanda, Cabo Ledo é considerado, cada vez mais, um lugar obrigatório para todos aqueles que gostam de surfar. Trata-se de uma região que tem ganho protagonismo também pelo SSW e que reúne anualmente, desde 2013, mais de dois mil aventureiros e dezenas de atletas na Praia dos Surfistas.

Não só de surf vive o SSW

O maior festival de surf em Angola é também um evento familiar e para as famílias, com linguagem própria, de partilha e união, com a promoção do bem-estar interior e muitas actividades colectivas dedicadas ao desporto e à natureza, onde as experiências se multiplicam.

A ecologia é outro ponto fulcral do SSW com a promoção da sustentabilidade e da consciência ambiental, a preservação da natureza dentro e fora de água, incentivando à “praia Limpa” com a criação dos mandamentos “eco-surfers” e a premiação de todos aqueles que participarem na recolha de lixo.

À semelhança do que aconteceu na edição passada, a organização providenciará transporte para os aventureiros oriundos da Huíla, Benguela e Huambo, através de uma parceria com a Macon Transportes.

Este ano o SSW conta com o patrocínio principal da Nocal, entre outras marcas que se juntam àquele que é considerado o festival de referência nas praias angolanas.

Os ingressos estão disponíveis no Atelier Óptica Médica (Rua Rainha Ginga, 114), no Surf & Skate Shop (Belas Shopping) e no Carpe Diem Resort (Cabo Ledo).

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *