Bonga fala da sua carreira desportiva no Zap Viva

Bonga fala da sua carreira desportiva no Zap Viva

- EmAtletismo
0

No dia 1 de Junho a partir das 21:00, Bonga será o convidado de honra do Arena Desportiva, no canal ZAP Viva.

Antes de pisar palcos um pouco por todo o mundo e dar a conhecer a milhares o encanto dos ritmos angolanos, José Adelino Barceló de Carvalho vulgo Bonga, teve uma digna carreira desportiva.

A sua trajectória como músico, e a importância que tem para a cultura de Angola são factos indiscutíveis, mas pouco se fala sobre a sua época de atleta.

Bonga, que cresceu em Luanda, dentro de um contexto colonial, teve uma curta passagem pelo futebol, mas foi no atletismo que se destacou a nível nacional. Começou oficialmente a competir pelo São Paulo do Bairro Operário, tendo depois ingressado no Clube Atlético de Luanda, onde alcançou títulos nos 100, 200 e 400m.

As múltiplas vitórias alcançadas em Angola, trouxeram consigo a atenção do Sport Lisboa e Benfica de Portugal que em 1966, o convidou a representar o clube como atleta semi-profissional.  Seguiram-se então diversos títulos, internacionalizações e recordes nacionais.

Eventualmente, as estafetas foram substituídas pelas dikanzas, e a música e o activismo politico tomaram conta de sua vida, mas, ficou a curiosidade de conhecermos melhor o seu trajecto desportivo. No programa desta segunda-feira, as principais incidências deste período de sua vida, serão contadas na primeira pessoa.

Para além da presença de Bonga, como é habitual o Arena Desportiva trará ainda os temas mais relevantes da actualidade desportiva nacional. Tópicos como o futuro das equipas técnicas do 1º de Agosto nas modalidades futebol e basquete, e o regresso das actividades desportivas no país e no mundo serão também discutidos com os nossos comentadores.

Os contornos do possível regresso da NBA serão analisados ao pormenor, e o desporto motorizado também será destaque com a Formula 1.

A vida dos atletas para além das quadras, as transferências e as grandes decisões passam por aqui.

Logo após, o serão desportivo prossegue com a reposição do jogo Petro de Luanda x Recreativo do Libolo da época 2019/2020.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.