Basquetebol: Selecção feminina de fora dos Jogos Olímpicos de 2020

Basquetebol: Selecção feminina de fora dos Jogos Olímpicos de 2020

- EmBasquetebol
0

Terminou hoje em Maputo, Moçambique, o torneio feminino de pré-qualificação aos Jogos Olímpicos 2020, que se realizará na cidade de Tóquio. Desde o dia 14 do corrente mês que seis equipas disputaram pelas duas vagas de acesso: Moçambique, Angola, Mali, Nigéria, Senegal e República Democrática do Congo.

As equipas foram divididas em 2 grupos de 3, as duas primeiras classificadas passam para os quartos-de-final, enquanto que o terceiro classificado é automaticamente eliminado.

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol falhou a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020, depois de perder os dois jogos da fase de grupo.

No primeiro jogo, Angola não conseguiu vencer o Senegal, 11 vezes campeões africanos da categoria, por 75-71, Felizarda Jorge foi a nossa melhor jogadora com 19 pontos, 3 ressaltos e 4 assistências. Excessivos turnovers (19) e a fraca eficácia da selecção nacional, falhando bolas aparentemente fáceis, custou-nos caro no final.

No segundo jogo, Angola voltou a perder, desta vez contra o Mali, por 65-45. Angelina Golome fez 6 pontos e 10 ressaltos, enquanto que Rosemira Manuel foi a nossa melhor marcadora com 9 pontos. Para a surpresa de todos Italee Lucas terminou o jogo sem encestar um único lançamento nos 16 minutos em que esteve em campo. Desta vez, a selecção nacional registou uns impressionantes 26 turnovers!

Com esta derrota, Angola ficou em último no grupo e disse adeus à qualquer hipótese de se apurar para os Jogos Olímpicos 2020. Assim sendo, Nigéria e Moçambique serão as representantes africanas no torneio de qualificação aos Jogos Olímpicos, depois de vencerem o Mali e o Senegal, respectivamente.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.