Basquetebol: Luka Doncic no caminho de Angola rumo aos Jogos Olímpicos de 2020

Basquetebol: Luka Doncic no caminho de Angola rumo aos Jogos Olímpicos de 2020

- EmBasquetebol, Destaque
0

Decorreu hoje na cidade de Mies, Suiça, o sorteio para o torneio da FIBA de qualificação aos Jogos Olímpicos 2020, tanto feminino como masculino. A cerimónia realizou-se no Patrick Baumann House of Basketball, sede da FIBA.

Os quatro torneios de qualificação femininos serão jogados de 6 à 9 de fevereiro de 2020, nas cidades de Belgrado (Sérvia), Bourges (França), Ostend (Bélgica) e Foshan (China).

Veja como ficaram os grupos:

As três primeiras de cada grupo qualifica-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A selecção dos Estados Unidos, actual campeã do mundo de basquetebol feminino da FIBA e as anfitriãs dos Jogos Olímpicos, Japão, já têm vaga garantida nos Jogos Olímpicos, independentemente do resultado, mas ainda assim disputarão o torneio de qualificação.

As representantes africanas, Nigéria e Moçambique foram sorteadas para o mesmo grupo, juntamente com os Estados Unidos e a anfitriã, Sérvia. Uma vez que as três melhores apuram-se para os Jogos Olímpicos, é garantido que teremos pelo menos uma representante africana em Tóquio. Com os Estados Unidos já apurado, Nigéria, Moçambique e Sérvia disputarão pelas duas vagas restantes.

Já os torneios de qualificação masculino, serão jogados entre os dias 23 e 28 de Junho de 2020, nas cidades de Belgrado (Sérvia), Kaunas (Lituânia), Split (Croácia) e Victoria (Canadá). Cada torneio tem um total de 6 equipas separadas em 2 grupos de 3 equipas. Os dois primeiros classificados de cada grupo disputam as meias finais e os vencedores vão à final. Apenas o vencedor de cada torneio se apura para os Jogos Olímpicos de 2020.

Assim ficaram os grupos:

Angola jogará na cidade de Kaunas (Lituânia) e está no Grupo B, juntamente com a Polónia e a Eslovênia de Luka “Magic” Doncic. O seleccionador nacional Will Voigt já reagiu ao sorteio nas suas redes sociais: “Claro que eu falo sobre o quão bom Luka Doncic é e então calhou-nos a Eslovênia! Esperamos que o Bruno Fernando e o Sílvio De Sousa estejam prontos para se juntarem a nós quando viajarmos para Kaunas e competir no Torneio de Qualificação aos Jogos Olímpicos da FIBA neste verão!”

O Senegal, outra representante africana, irá disputar a vaga com a Itália e o Porto Rico, na cidade de Belgrado, Sérvia.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.