Angola perde com Moçambique e falha qualificação ao Afrobasket 2023 Sénior Feminino

Angola perde com Moçambique e falha qualificação ao Afrobasket 2023 Sénior Feminino

- EmDiversos
0

A selecção nacional sénior feminina perdeu ontem diante da sua congénere de Moçambique por 90-82 e falhou a qualificação ao Afrobasket 2023 da categoria.

O jogo começou muito equilibrado, com a liderança a ser alternada pelas duas equipas. Com o bilhete para a fase final do AfroBasket feminino em jogo, nenhuma das equipas estava disposta a correr riscos. No final do primeiro quarto, Moçambique acabou por ficar na liderança do marcador, com 3 pontos de vantagem, terminando em 27-24.

No segundo quarto, não foi muito diferente do primeiro, Angola voltou a pressionar mas as moçambicanas acabaram por terminar à frente do marcador novamente, desta vez, ampliando a vantagem para 5 pontos de diferença. Angola foi ao intervalo a perder por 45-40.

No terceiro período, as pupilas de Jaime Covilhã viraram a situação a seu favor e assumiram as rédeas do jogo. Angola venceu o terceiro quarto por 20-30 (65-70 no total) graças aos esforços colectivos de Italee Lucas, Sara Caetano, Nadir Manuel e Cristina Matiquite.

Quando se esperava um último período decisivo e super-equilibrado, eis que a selecção nacional perdeu a concentração e permitiu que Moçambique ditasse o ritmo do jogo, tendo marcado apenas 12 pontos, contra 25 do seu adversário.

Moçambique venceu por 90-82 e garantiu a única vaga disponível para a Zona 6 que dá acesso ao Afrobasket 2023. Destaques para:

  • Italee Lucas: 22 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências
  • Sara Caetano: 19 pontos, 8 ressaltos e 1 assistência
  • Cristina Matiquite: 15 pontos, 12 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola e 1 tampão
  • Nadir Manuel: 11 pontos, 6 ressaltos, 1 assistência e 1 tampão
Cristina Matiquite

A 26ª edição do Afrobasket Sénior Feminino será disputada de 28 de Julho a 6 de Agosto, em Kigali, capital do Ruanda. Das 12 vagas disponíveis, cinco foram preenchidas automaticamente pelos semi-finalistas da edição anterior e pelo país anfitrião: Nigéria (campeã em título), Mali (vice-campeã), Camarões (medalha de bronze), Senegal (semi-finalista) e Ruanda (anfitriã). As restantes 7 vagas serão disputadas por zonas, sendo que apenas o campeão de cada zona fica com a vaga. Moçambique foi o vencedor da Zona 6, enquanto que o Egipto ficou com a vaga da Zona 5.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.