Angola conquista medalha de bronze e Sara Caetano presente no cinco ideal da competição

Angola conquista medalha de bronze e Sara Caetano presente no cinco ideal da competição

- EmAfroBasket, Basquetebol, Destaque
0

A selecção nacional sub-16 feminina de basquetebol conquistou hoje o terceiro lugar do Afrobasket ao derrotar a selecção de Moçambique por 67-59.

As pupilas de Fernando Sapalo entraram para o jogo com vontade de vencer e desde o primeiro ponto, nunca permitiram que a selecção de Moçambique passasse à frente do marcador. O primeiro quarto terminou com uma vantagem de 15-7 à favor das angolanas. O segundo quarto não foi diferente, a selecção nacional não tirou o pé do acelerador e aumentou a vantagem para 19 pontos. As duas equipas foram para o intervalo com as angolanas a vencerem por 38-19.

Quando parecia que as coisas estavam bem encaminhadas, as moçambicanas acertaram a maquinaria e fizeram um grande terceiro quarto, o que coincidiu com uma péssima fase das angolanas. Angola perdeu o terceiro quarto por 17-7 e permitiu que as moçambicanas reduzissem a desvantagem para 9 pontos de diferença, fixando o resultado em 45-36. No último quarto, Angola voltou a acertar nas jogadas e reestabeleceu o equilíbrio, não deixando que a diferença pontual estivesse abaixo dos 8 pontos. O período terminou com um parcial de 23-22 à favor das moçambicanas, mas não foi o suficiente para elas virarem o jogo. 67-59 foi o resultado final, o que valeu o terceiro lugar no campeonato para as meninas de Fernando Sapalo.

Sara Caetano foi mais uma vez a figura do encontro, tendo anotado 31 pontos, 26 ressaltos, 3 tampões e 3 assistências. Teresa Mbemba e Marta Sebastião também estiveram em evidência, a primeira com 13 pontos e 11 ressaltos enquanto que a segunda foi responsável por outros 11 ressaltos.

 

Mali conquista sexto título africano

O Mali conquistou o seu sexto título africano, vencendo o Egipto na final por 84-48.

A maliana Mariam Coulibaly, de 15 anos de idade, foi eleita a MVP deste torneio com médias de 26.8 pontos, 5 ressaltos e 3.2 assistências por jogo. Curiosamente, a sua irmã, Aissetou Coulibaly, conquistou o mesmo troféu há dois anos na mesma competição, em Moçambique.

À ela juntaram-se Sara Caetano (Angola), Maimouna Haidara (Mali), Malak Sadek (Egipto) e Maria Najjuma (Uganda), para o 5 ideal do torneio.

A base angolana Sara Caetano foi a melhor marcadora com 165 pontos em 5 jogos, enquanto que a poste Maria Najjuma, do Uganda, foi a jogadora com mais ressaltos com um total de 112. A egípcia Lojain Elfatairy foi a melhor lançadora da linha dos 3 pontos, tendo acertado 40 deles.

Por terminarem nas duas primeiras posições, Mali e Egipto garantiram os seus lugares no campeonato do mundo de basquetebol feminino sub-17 no próximo ano.

A classificação final ficou da seguinte forma:

1. Mali
2. Egipto
3.  Angola
4. Moçambique
5. Uganda
6. Rwanda
7. Tanzânia

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.