Angola campeã Africana pela décima quinta vez

Angola campeã Africana pela décima quinta vez

- EmAndebol
0

Angola conquistou este sábado, pela décima quinta vez e quarta consecutiva o Campeonato Africano das Nações em andebol sénior feminino ao derrotar por 29-19 os Camarões, partida disputada no Pavilhão de Dakar, Senegal.

As nossas senhoras mais uma vez mostraram ao continente que são donas do andebol e por que razão detêm a hegemonia da modalidade a nível de África. Tal como em 2021, as adversárias foram mais uma vez as Camaronesas. As Pérolas, entraram mal no jogo e nos primeiros minutos consentiram golos das adversárias mas ainda assim, as angolanas igualaram o marcador e deram a volta mesmo jogando contra o público que apoiava sem parar os Camarões uma vez que Angola havia eliminado a seleção da casa na eliminatória anterior.

Ao intervalo 13-10 era o marcador a favor das comandadas de Vivaldo Eduardo.

Na segunda parte, o combinado angolano entrou mais esclarecido, para o azar do conjunto camaronês. Aos 14 minutos, as Pérolas dispararam para 21-14 no placard, enquanto Angola mantinha o ritmo competitivo, do lado das camaronesas era visível a quebra física em função das dificuldades impostas pelo conjunto nacional. Minutos depois, a selecção ampliou para 24-16 o que fez com que muitos adeptos Senegaleses começassem a abandonar o pavilhão, uma vez que apoiavam contra e apenas um milagre poderia levar a selecção dos Camarões a inverter o resultado que se fixou em 29-19, e como consequência, o décimo quinto título para a nossa História, as Maiores campeãs de África mais uma vez.

Na partida para se apurar o terceiro classificado, o Congo venceu o Senegal por 20-19, numa partida renhida do princípio ao fim. Apesar da claque ruidosa das anfitriãs, as congolesas mantiveram os níveis de concentração e chamaram a si o triunfo.

Na decisão do quinto lugar, a Tunísia derrotou por 28-24, a República Democrática do Congo. A Côte d’Ivoire ocupou o sétimo posto da tabela, mercê do triunfo por 27-24, diante do Egipto.

Assim, Angola, Senegal, Camarões e Congo são as selecções africanas apuradas para a 26ª edição do Campeonato do Mundo em andebol sénior feminino, a decorrer de 30 de Novembro a 17 de Dezembro de 2023, a ser co-organizado pela Noruega, Dinamarca e Suécia.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.