AEK, de Yanick Moreira, fica em segundo lugar na Champions League de Basquetebol

AEK, de Yanick Moreira, fica em segundo lugar na Champions League de Basquetebol

- EmBasquetebol
0
@Desporto É Vida

Disputou-se a quarta edição da Basketball Champions League, competição organizada pela FIBA desde 2016. A mesma  começou  em 17 de Setembro de 2019 com o início das rondas preliminares  e culminou no dia 4 de Outubro de 2020 com a grande final que teve lugar em Atenas, Grécia. A final contou com a participação de Yannick Moreira, que por sinal faz parte da equipa da casa, o AEK de Atenas (a longevidade da prova deveu-se a covid-19, visto que estava prevista terminar em Maio).

A fase preliminar visou procurar as últimas 8 equipas que se juntaram a outras 24 já apuradas perfazendo um total de 32 que formaram os grupos.

Nesta fase da competição, 32  equipas foram divididas em 4  grupos de 8, sendo que transitaram para a fase seguinte as primeiras 4 de cada grupo, estando eles formados da seguinte maneira:

Grupo A: Turk Telekom da Turquia, Dinamo Sassari da Itália, Filou Oostende da Bélgica e Lietkabelis da Lituânia (apurados para a fase seguinte – playoffs), Baxi Manresa da Espanha, Hapoel Holon de Israel, SIG Strasbourg de França e Polski Cukier Torun da Polônia que ficaram pela primeira fase.

Grupo B: Hapoel de Jerusalém, AEK da Grécia, San Pablo Burgos da Espanha, Teksut Bandirma da Turquia (apurados para a fase seguinte), Rasta Vechta da Alemanha, Anwil da Polônia, Pau Lacq Orthez de França e Telenet Giants Antwerp da Bélgica.

Grupo C: Era Nymburk da República Checa, Iberostar Tenerife da Espanha, Nizhny Novgorod da Rússia, Peristeri Winmasters da Grécia(apurados para a fase seguinte), Brose Bamberg da Alemanha, Gazianterp da Turquia, Mornar de Montenegro e VEF Riga da Letônia.

Grupo D: Casademont Zaragoza da Espanha, Jda Dijón de França, Telekom Baskets Bonn da Alemanha e Besiktas Sigorta da Turquia (apurados para a fase seguinte), Falco da Hungria, Neptunas da Lituânia, Paok da Grécia e Happy Casa Brindisi da Itália.

A fase seguinte (oitavos de final) disputou-se em duas mãos e visou selecionar as 8 equipas que participaram da Final 8, disputada em Atenas, que contou com a participação em quadra do nosso poste angolano.

As equipas que transitaram para a final 8 foram: AEK da Grécia, Era Nymburk da República Checa, Iberostar Tenerife de Espanha, Casademont Zaragoza da Espanha, Jda Dijón de França, Turk Telecom da Turquia, Hapoel de Jerusalém e San Pablo Burgos da Espanha.

A grande final…

No dia 4 de outubro de 2020 disputou-se a final  entre o San Pablo Burgos da Espanha e a equipa do nosso Yannick, o AEK de Atenas, tendo saído como vencedora a equipa espanhola por 85-74.

A equipa do AEK atingiu a Final 8 que foi realizada a portas fechadas, depois de sair em segundo no seu grupo com 23 pontos em 14 encontros (9 vitórias e 5 derrotas).

Nos oitavos de final ganharam os dois jogos perante o Telecom Baskets Bonn (parciais 92-85, 90-86) e chegaram a fase final onde acabaram por eliminar o ERA Nymburk (94-82) e o Casademont Zaragoza (99-75), sucumbindo na fFinal aos pés do San Pablo Burgos (84-75).

Yannick Moreira contribuiu para a sua equipe, com médias de 10.5 pontos, 1.2 ressaltos e 0.9 assistências por jogo, durante o torneio.

Na final que foi disputada no OACA Olympic de Athenas e à portas fechadas, Yannick Moreira alcançou: 5 pontos, 7 assistências e 7 ressaltos, não tendo sido suficiente para ajudar a sua equipa a conquistar o tão almejado troféu, ficando este entregue aos espanhóis que conquistaram-no pela primeira vez e sob ordens do treinador Joan Peñarroya. O prêmio MVP foi atribuído ao também jogador do Burgos, o Georgio-Americano Thad Mcfadden.

Medalha de bronze para o Jda Dijón e quarto lugar para o Casademont Zaragoza.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.