Finalmente há novidades sobre a Liga Africana de Basquetebol da NBA! Segundo comunicado oficial, a BAL planeia fazer a sua tão esperada estreia a 16 de Maio em Kigali, Ruanda.
A nova liga incluirá 12 equipas de África para a temporada inaugural em 26 jogos na Kigali Arena, no Ruanda, em vez do plano inicial de jogar em diferentes países de África. A BAL estava inicialmente prevista para estrear a 13 de Março de 2020, começando em Dakar, Senegal, mas foi adiada 10 dias antes disso devido à pandemia de coronavírus. O BAL, que é uma parceria entre a NBA e a Federação Internacional de Basquetebol, inclui equipas de clubes de África e é a primeira colaboração da NBA a operar uma liga fora da América do Norte.
“Estamos entusiasmados com o facto de a temporada inaugural da Liga Africana de Basquetebol ter lugar na Kigali Arena de classe mundial”, disse o presidente da BAL, Amadou Gallo Fall.
“Através da BAL, iremos fornecer uma plataforma para jogadores de elite de todo o continente mostrarem o seu talento e inspirarem fãs de todas as idades, usar o basquetebol como motor de crescimento económico em toda a África, e lançar uma luz sobre a vibrante cultura desportiva africana”.
“We are thrilled that the inaugural Basketball Africa League season will take place at the world-class Kigali Arena”. 12 #African countries, 26 games, 1 winner. GAME ON! Learn more on https://t.co/NMZUGvgVOM@amadougallofall @NBA_Africa @NBAPR @NBA #theBAL pic.twitter.com/2EAybn6LbM
— Basketball Africa League (@theBAL) March 29, 2021
A organização do torneio diz ter criado “protocolos robustos de saúde e segurança” para as 12 equipas que viajam para o Ruanda, devido principalmente ao vírus COVID-19. A BAL terá uma fase de grupo de 18 jogos com as 12 equipas divididas em três grupos de quatro. Durante a fase de grupos, cada equipa enfrentará uma vez as outras três equipas do seu grupo. As oito primeiras equipas da fase de grupos qualificar-se-ão para os playoffs que terá três rondas eliminatórias. As primeiras finais do BAL serão realizadas a 30 de Maio.
As 12 equipas são as seguintes:
- Petro de Luanda de Angola
- GSP (Groupement Sportif des Pétroliers) da Argélia
- FAP (Forces Armées et Police Basketball) dos Camarões
- Zamalek do Egipto
- GNBC (Gendarmerie Nationale Basketball Club) de Madagáscar
- AS Police(Association Sportive de la Police Nationale) do Mali
- AS Salé (Association Sportive de Salé) do Marrocos
- Ferroviário de Maputo de Moçambique
- Rivers Hoopers BC da Nigéria
- Patriots BC do Ruanda
- AS Douanes (Association Sportive des Douanes) do Senegal
- Monastir (Union Sportive Monastirienne) da Tunísia.
Lembrando que os campeões das ligas nacionais de Angola, Egipto, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia foram directamente selecionados para a BAL. As seis equipas restantes, da Argélia, Camarões, Madagáscar, Mali, Moçambique e Ruanda, asseguraram a sua participação através de torneios classificativos do BAL em 2019.