Arranca hoje em Kinshasa, República Democrática do Congo, a 26ª edição do Campeonato Africano de Andebol Feminino, organizado pela Confederação Africana de Andebol (CAHB), que reunirá 12 seleções para a disputa do título continental, entre os dias 27 de novembro e 7 de dezembro de 2024.
Este torneio servirá também de qualificação para o Campeonato do Mundo de Andebol Feminino de 2025, garantindo vagas para as quatro melhores equipas. A competição mundial terá início a 26 de novembro de 2025, na Alemanha e nos Países Baixos.
As 12 seleções participantes estão divididas em dois grupos de seis equipas cada. As quatro melhores de cada grupo avançam para a fase eliminatória, enquanto as duas últimas de cada grupo disputarão os jogos de classificação do 9º ao 12º lugar.
Angola, vencedora de 12 das últimas 13 edições do torneio, é novamente a principal favorita, sendo que, neste período, o único título que escapou às Pérolas foi em 2014, quando a Tunísia sagrou-se campeã. A seleção nacional conta com uma equipa experiente e talentosa, tal como demonstrado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde alcançou o 9º lugar .
Detentora de 15 títulos e 18 medalhas na história da competição, a seleção angolana integra o Grupo B, juntamente com a anfitriã República Democrática do Congo, Tunísia, Guiné, Camarões e Uganda. Este grupo promete grandes confrontos, com destaque para os Camarões, que foram vice-campeões nas edições de 2021 e 2022.
O Grupo A também terá jogos competitivos, com Congo, Senegal, Egipto, Argélia, Cabo Verde e Quénia em busca da qualificação para a próxima fase. Senegal e Congo, que já venceu quatro títulos, são os favoritos do grupo, enquanto que Cabo Verde e Quénia fazem a sua terceira e segunda participação, respectivamente.
A fase preliminar será disputada entre 27 de novembro e 3 de dezembro, enquanto que os quartos-de-final terão lugar no dia 4 de dezembro. As meias-finais estão agendadas para 6 de dezembro, em Kinshasa, e a cerimónia de entrega de medalhas ocorrerá no dia 7 de dezembro.
As quatro melhores selecções garantirão a sua participação no Campeonato do Mundo de Andebol Feminino de 2025, representando o continente africano.